É parentesco consanguíneo ou natural?

É parentesco consanguíneo ou natural?
PARENTESCO CONSANGUÍNEO (OU NATURAL) É a relação que vincula pessoas que derivam de um mesmo tronco comum (arts. 1.591 e 1.592).
Quais são as espécies de parentesco defina cada uma delas?
Espécies de parentesco: a) Parentesco natural – É o que se origina da consangüinidade. b) Parentesco civil – É o decorrente da adoção, isto é, o vínculo legal que se estabelece à semelhança da filiação consangüínea, mas independente dos laços de sangue. É por força de uma ficção legal que se estabelece este parentesco.
Qual a relação de parentesco?
- A relação de parentesco é de grande importância, porque a lei atribui efeitos relevantes, estabelecendo direitos e obrigações recíprocas entre os parentes, de ordem pessoal e patrimonial, fixando proibições com fundamento.
Qual o grau de parentesco?
- O grau de parentesco decorre da consanguinidade, entre outras formas, v.g., parentesco civil tendo por espécies a adoção e o casamento (afinidade, vínculo socioafetivo). O parentesco por consanguinidade descendem uns dos outros, em linha reta (avô, pai, filho) ou de um tronco comum, chamados colaterais (irmãos, primos, tios).
Qual a relação entre parentesco e ancestralidade?
- Os conceitos tradicionais de parentesco estão ligadas à relação de ancestralidade, conforme demonstra Eduardo Espínola ao afirmar que “parentesco é o vínculo existente entre pessoas descendentes umas das outras, ou oriundas de um tronco comum”.
Quais são as linhas de parentesco?
- O parentesco divide-se em linhas e graus, podendo ser em linha reta e linha colateral, também chamada de linha transversal. A contagem do vínculo entre os parentes é feita em graus, que indicam a distância entre os parentes em linha reta ou colateral.