O que causa a parestesia do nervo alveolar inferior?
Índice
- O que causa a parestesia do nervo alveolar inferior?
- Qual tipo de lesão que o paciente pode apresentar devido esta íntima relação do nervo alveolar inferior direito com dente 48?
- Como se livrar da parestesia?
- Qual é o nervo alveolar inferior?
- Qual o principal sintoma da parestesia?
- Qual a causa das parestesias no consultório odontológico?
- Qual o nervo que inerva os dentes?

O que causa a parestesia do nervo alveolar inferior?
A parestesia do nervo alveolar inferior é uma condição que pode afetar os pacientes submetidos à cirurgia de exodontia dos terceiros molares. Alterações de sensibilidade podem ocorrer em conseqüência de traumas diretos, incisão do nervo, ou indiretos, compressão devido a hematoma e edema, Faber².
Qual tipo de lesão que o paciente pode apresentar devido esta íntima relação do nervo alveolar inferior direito com dente 48?
Uma grave complicação associada com a remoção desses dentes é a lesão do nervo alveolar inferior (NAI) acompanhada de deficiência neuro- sensorial.
Como se livrar da parestesia?
Para tratar a parestesia, é preciso, primeiramente, descobrir a causa do quadro e utilizar medicação para diminuir o incômodo. Só então será decidido o curso do tratamento, que pode incluir administração de vitaminas, compressas de água quente e fisioterapia - tudo a depender da raíz da sensação.
Qual é o nervo alveolar inferior?
- O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular, que é o terceiro ramo (V3) do quinto par craniano, o nervo trigêmio ). Inerva os dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares inferiores. Ele se subdivide em ramos: nervo mentoniano, incisivo, bucal, aurículo temporal e lingual.
Qual o principal sintoma da parestesia?
- Seu principal sintoma é a ausência de sensibilidade na região afetada, mas, em estágios mais evoluídos da parestesia, o paciente poderá relatar sensibilidade alterada ao frio, calor e dor, sensação de dormência, formigamento, “fisgada” e coceira.
Qual a causa das parestesias no consultório odontológico?
- Entre os métodos em consultórios odontológicos, a maior causa de preocupação entre os cirurgiões-dentistas, são as parestesias decorridas a extração dos terceiros molares inferiores, cujos números de incidência para o nervo alveolar inferior variam de 0,4% a 8,4%.
Qual o nervo que inerva os dentes?
- Inerva os dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares inferiores. Ele se subdivide em ramos: nervo mentoniano, incisivo, bucal, aurículo temporal e lingual. O nervo mentoniano inerva a pele do mento, lábio inferior e gengiva vestibular dos dentes inferiores. O nervo incisivo inerva dentes e gengiva dos dentes anteriores inferiores.