O que é panteísmo na visão espírita?
![O que é panteísmo na visão espírita?](https://i.ytimg.com/vi/FAx5oTQO_js/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCiagl5nz-FYk7yKOFzn03JqMTyRw)
O que é panteísmo na visão espírita?
O panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador.
O que é a doutrina panteísta?
O panteísmo (do grego pan = tudo + théos = Deus) é uma doutrina filosófica que defende que tudo é Deus, considerando a Natureza e o Universo divinos.
Quando foi fundado o panteísmo?
O panteísmo e as suas tradições A Natureza e Deus, como um, expresso pela unidade e comunhão. Segundo Harrison (2004), pode-se datar o aparecimento desta forma de pensamento, nos séculos VI e VII a.C., associado aos hindus e pelo florescimento da filosofia grega de Heráclito.
Qual o princípio básico do ateísmo e o que ele significa?
Ateísmo, num sentido amplo, é a ausência de crença na existência de divindades. O ateísmo é oposto ao teísmo, que em sua forma mais geral é a crença de que existe ao menos uma divindade.
Como se identifica uma divindade?
Divindade é, segundo quem nela crê, algum ser sobrenatural, mitológico, com poderes especiais, superior, criado espontaneamente ou por outra divindade; cuja imagem, muitas vezes, é tida como semelhante à do homem. Cultuado, é tido como o santo, divino ou sagrado, e/ou respeitado por seres humanos.
Quem é o deus do panteísmo oriental?
- Os filósofos clássicos do Espiritismo complementaram o pensamento dos Espíritos da codificação de forma brilhante, primeiro Léon Denis: Deus, tal qual o concebemos, não é, pois, o Deus do panteísmo oriental, que se confunde com o Universo, nem o Deus antropomorfo, monarca do céu, exterior ao mundo, de que nos falam as religiões do Ocidente.
Qual é o panteísmo de Spinoza?
- O filósofo holandês Baruch Spinoza () considerava que "Só o mundo é real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe". Temos, ainda, o Pananteísmo de Teillard de Chardin, o qual é um panteísmo mais elaborado e complexo, e também o panteísmo científico, que assume a convicção de que o cosmos é divino e a Terra é sagrada. (2 e 3)
Qual é a concepção espírita?
- Além da concepção espírita, esse termo tem outras concepções, em geral, está ligado ao princípio da vida e à própria condição de vitalidade. Para os demais espiritualistas, é o próprio indivíduo, a pessoa em si — seja na vida terrena, seja no plano espiritual.