Qual a importância de manter um padrão na qualidade do ar?
Qual a importância de manter um padrão na qualidade do ar?
As células do corpo humano precisam de oxigênio no ar para que possam realizar vários processos internos de maneira adequada. Por sua vez, é responsável por todo o metabolismo do organismo.
Qual são os padrões de qualidade do ar?
- Padrões Finais (PF) – Padrões determinados pelo melhor conhecimento científico para que a saúde da população seja preservada ao máximo em relação aos danos causados pela poluição atmosférica. A tabela a seguir apresenta os padrões de qualidade do ar estabelecidos no DE nº , sendo que os padrões vigentes estão assinalados em vermelho.
Qual a qualidade do ar?
- A qualidade do ar é definida pelo poluente de maior índice registrado no dia. Apresenta também, para cada UGRHI, a totalização das qualidades N1-BOA, N2-MODERADA, N3-RUIM, N4-MUITO RUIM e N5-PÉSSIMA, as condições meteorológicas presentes no dia e a previsão meteorológica para as próximas 24 horas.
Qual o padrão de qualidade do ar estaduais?
- Os padrões de qualidade do ar estaduais foram inicialmente estabelecidos em 1976, pelo Decreto Estadual nº 8468/76, e os padrões nacionais foram estabelecidos pelo IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e aprovados pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, por meio da Resolução CONAMA nº 03/90.
Qual o padrão nacional de qualidade do ar?
- Dessa forma, o PRONAR tem o objetivo de permitir o desenvolvimento social e econômico nacional de um modo que seja seguro ambientalmente através da limitação dos níveis de emissão de poluentes. De acordo com o CONAMA, os padrões nacionais de qualidade do ar se enquadram em duas categorias.