adplus-dvertising

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em oxigenoterapia?

Índice

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em oxigenoterapia?

Quais os cuidados de enfermagem com paciente em oxigenoterapia?

3.2 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM OXIGENOTERAPIA

  1. Lavar as mãos;
  2. Organizar o material considerando o dispositivo prescrito pelo médico;
  3. Explicar o procedimento para o cliente;
  4. Conectar o dispositivo escolhido ao painel de oxigênio;
  5. Calçar luvas de procedimento;
  6. Instalar o dispositivo no paciente;

Qual o papel da enfermagem frente a oxigenoterapia?

Introdução: A oxigenoterapia está constantemente presente em todos os âmbitos do cuidado. Compete a equipe de enfermagem, como responsável pelo acompanhamento integral do paciente, os cuidados e o manuseio dos diversos dispositivos usados nas terapias.

O que é oxigenoterapia e quais os cuidados de enfermagem?

A oxigenoterapia tem o objetivo para tratar ou prevenir os sintomas e manifestações da hipoxemia, que pode ter como causas a diminuição do O2 inspirado (altitude), hipoventilação (IRpA, DPOC, rebaixamento de nível de consciência), distúrbio V/Q, atelectasia, embolia pulmonar ou obstrução da VA.

Quais os cuidados com oxigenoterapia e suas indicações?

A oxigenoterapia deve ser sempre orientada por um profissional, uma vez que o excesso de oxigênio no organismo pode ser tóxico para pulmão e sistema nervoso central. Utilizar o equipamento adequado e certificado, como os que você encontra aqui na CPAPS, também é essencial para garantir os resultados.

Quais as formas de administrar oxigênio?

Procedimento:

  1. Instalar o fluxômetro e testá-lo;
  2. Colocar a água no copo do nebulizador, fechar e conectar ao fluxômetro;
  3. Conectar a máscara ao tubo corrugado, e este ao nebulizador;
  4. Colocar a máscara no rosto do paciente e ajustá-la, evitando compressões;
  5. Regular o fluxo de oxigênio, de acordo com a prescrição;

O que é FiO2 em enfermagem?

FiO2 - fração inspirada de oxigênio; PaO2 - pressão arterial de oxigênio; SaO2 - saturação arterial de oxigênio; SpO2 - saturação periférica de oxigênio; FR – freqüência respiratória; FC - freqüência cardíaca.

Qual a finalidade da oxigenoterapia?

  • Oxigenoterapia a administração de oxigênio medicinal através de via inalatória, com finalidade terapêutica de prevenir ou melhorar a hipóxia tecidual, mantendo no ar inspirado uma concentração de gás capaz de oxigenar adequadamente o sangue que sai dos pulmões.

Quais são os sistemas de baixo fluxo de oxigenoterapia?

  • Sistemas de baixo fluxo. Este tipo de oxigenoterapia é recomendado para pessoas que não necessitam de grande quantidade de oxigênio e através destes sistemas é possível fornecer oxigênio para as vias aéreas em um fluxo de até 8 litros por minuto ou com um FiO2, chamado de fração de oxigênio inspirado, de 60%.

Como fazer a oxigenação do paciente?

  • -Lavar com água estéril ou solução fisiológica em uma seringa de 10ml (não é fundamental). -Realizar intervalos de 3 min. de uma aspiração a outra, nunca exceder 15 min. para permitir adequada oxigenação do paciente, se necessário usar balão auto-insuflável, para realizar ventilações.

Qual a fração de oxigênio para o paciente?

  • Resulta em 23% a 30% de fração O2 para o paciente. É utilizada para a administração de oxigênio de forma umidificada. Recobre o nariz e boca do paciente, mas não possui sistema de vedação.

Postagens relacionadas: