Qual a função do NADH na fermentação?
Qual a função do NADH na fermentação?
Na fermentação lática, o NADH transfere seus elétrons diretamente para o piruvato, gerando ácido lático (C3H6O3) como subproduto. Esse tipo de fermentação é realizado por bactérias que fermentam o leite, gerando produtos como iogurtes, que tem o sabor levemente azedo devido ao ácido lático.
Como ocorre o processo de fermentação?
- O processo de fermentação inicia-se com a degradação da molécula de glicose, constituída por seis carbonos, em duas moléculas contendo três carbonos cada uma, denominadas piruvatos. Esse processo é conhecido como glicólise, ocorre no citosol das células e consiste em 10 reações que ocorrem em duas etapas.
Qual a diferença entre a fermentação e o oxigênio?
- Apesar da fermentação ter as mesmas etapas da respiração anaeróbia realizada por algumas bactérias, não podemos confundir esses dois processos. A diferença entre eles é que o aceptor final dos elétrons na fermentação não é o oxigênio.
Qual a fermentação alcoólica?
- Fermentação alcoólica: o processo de fermentação produz álcool, usado para produção de bebidas alcoólicas como a cerveja. Fermentação lática: produz ácido lático, usado na produção de iogurtes e coalhadas. Fermentação acética: promove a oxidação parcial do álcool etílico em acido acético, usado para a produção de vinagres.
Como ocorre a fermentação celular?
- Na fermentação acontece apenas a primeira etapa da respiração celular, ou seja, a glicólise. Nessa fase ocorre a quebra da molécula de glicose em duas moléculas de piruvato (ou ácido pirúvico), além da formação de duas moléculas de ATP e duas de NADH. Para que a energia armazenada nas ligações químicas da glicose seja liberada, ...