O que é overdose e síndrome de abstinencia?
Índice
- O que é overdose e síndrome de abstinencia?
- Como e por que ocorre a síndrome de abstinência?
- Tem como morrer de abstinência?
- O que uma pessoa sente quando está tendo uma overdose?
- Qual a síndrome de abstinência?
- Quando começa a síndrome de abstinência de álcool?
- Qual o tratamento adequado para a abstinência?
- Como Prevenir a abstinência alcoólica?
O que é overdose e síndrome de abstinencia?
Àqueles que estão em tratamento de dependência química renunciam ao uso da substância viciante, no caso a droga. O ato de renuncia a droga pode causar sérias perturbações ao organismo dependente, desde alterações comportamentais até sensações físicas, a isso dar-se o nome de Síndrome da Abstinência.
Como e por que ocorre a síndrome de abstinência?
A crise de abstinência é resultado de uma adaptação neurológica do cérebro do usuário de drogas. O sistema de recompensa cerebral, onde os neuro transmissores de prazer atuam, normalmente funciona de forma equilibrada, pois há um padrão genético em cada indivíduo.
Tem como morrer de abstinência?
De acordo com o psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras drogas (ABEAD) Carlos Salgado, a abstinência alcoólica pode sim matar uma pessoa. "Isso ocorre sim, especialmente em indivíduos que maltratam o corpo, o que pode provocar desidratação e infecções.
O que uma pessoa sente quando está tendo uma overdose?
Desse modo, apresentam sintomas como coma alcoólico, sonolência, sensação de sufocamento, dificuldade para respirar, diminuição da frequência cardíaca, náusea, vômito, desmaio e desorientação. Além disso, a overdose alcoólica pode causar parada respiratória, asfixia e edema pulmonar.
Qual a síndrome de abstinência?
- O usuário pode ter convulsões, hiperatividade, tremores, insônia, alucinações visuais, táteis e auditivas, descontrole psicomotor e ansiedade. A Síndrome pode se dividir em: SAA – Síndrome de Abstinência Aguda e a SAD – Síndrome de Abstinência Demorada.
Quando começa a síndrome de abstinência de álcool?
- A síndrome de abstinência em pessoas alcoólatras começa poucas horas depois da suspensão do uso do álcool. A gravidade da síndrome nesses casos é proporcional à quantidade de álcool consumido nas 24 horas anteriores e ao número de episódios prévios. Os sintomas comuns da síndrome de abstinência de álcool são: taquicardia e hiperatividade.
Qual o tratamento adequado para a abstinência?
- Alguns pacientes com sintomas graves de abstinência podem precisar de internação hospitalar ou em clínicas de reabilitação. Nesses locais, o tratamento costuma incluir o uso de medicamentos intravenosos, monitoramento da pressão arterial, da frequência cardíaca e análise constante dos níveis de substâncias presentes no sangue.
Como Prevenir a abstinência alcoólica?
- Muitos pacientes com síndrome de abstinência alcoólica conseguem se recuperar totalmente com a ajuda do tratamento e dos familiares e amigos. Prevenção Prevenção A única forma de prevenir a síndrome da abstinência alcoólica é evitando o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, ou seja, evitando o próprio alcoolismo.