O que é uma delegação de serviço público?
Índice
- O que é uma delegação de serviço público?
- Qual a principal diferença entre outorga e delegação de serviço público?
- Como é a outorga de Serviços Delegados?
- Quando é feita a delegação de serviço público?
- Qual a diferença entre a outorga e a delegação?
- Por que a lei outorga a titularidade do serviço público?
O que é uma delegação de serviço público?
A delegação ocorre quando o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) tão-somente a execução do serviço público. ... A desconcentração é uma técnica administrativa de simplificação e aceleração do serviço dentro da mesma entidade.
Qual a principal diferença entre outorga e delegação de serviço público?
A outorga só pode ser realizada por lei, enquanto a delegação pode ser por lei, por contrato ou por ato administrativo. Outorga significa, portanto, a transferência da própria titularidade do serviço da pessoa política para a pessoa administrativa, que o desenvolve em seu próprio nome e não no de quem transferiu.
Como é a outorga de Serviços Delegados?
- Nos serviços delegados há transferência da execução do serviço por contrato (concessão) ou ato (permissão e autorização) negocial. A outorga possui contornos de definitividade, posto emergir de lei; a delegação, ao contrário, sugere termo final prefixado, visto decorrer de contrato.
Quando é feita a delegação de serviço público?
- O presente trabalho tem por escopo o estudo a delegação de serviço público nas suas modalidades, ou seja, quando o serviço público é prestado diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios ou indiretamente por concessão, permissão e autorização.
Qual a diferença entre a outorga e a delegação?
- Assim, conclui-se que a outorga e a delegação são serviços públicos prestados de forma descentralizada, onde um se distingue do outro pelo caráter da prestação desse serviço. A outorga possui caráter de definitividade, enquanto a delegação, o caráter de transitoriedade.
Por que a lei outorga a titularidade do serviço público?
- Imutavelmente a lei outorga ao Poder Público (entidade estatal) a titularidade do serviço público e somente por lei se admite a mudança da titularidade. Princípio do paralelismo das formas. Doutra via, nos serviços delegados, há transferência da execução do serviço por contrato (concessão), ou ato (permissão e autorização) negocial.