O que é otite média crônica bilateral?
O que é otite média crônica bilateral?
A otite crônica – ou otite médica crônica – é um processo inflamatório da mucosa da orelha média que acomete desde a membrana timpânica até cavidades anexas à tuba auditiva e possui duração maior ou igual a 3 meses. A grande diferença entre o quadro agudo e crônico é justamente o período de duração da doença.
O que é otite maligna?
Otite externa maligna (OEM) é uma doença infecciosa grave, invasiva e necrosante, que se inicia no meato acústico externo (MAE) podendo progredir para região parotídea, mastóide, orelha média e base do crânio1. Acomete principalmente idosos, diabéticos e imunodeprimidos.
Que significa otite média?
A otite média aguda é uma infecção bacteriana ou viral do ouvido médio. A otite média aguda frequentemente ocorre em pessoas com um resfriado ou alergias.
Quais são os sintomas da otite?
- A otite é uma das doenças mais frequentes durante a infância e consiste numa inflamação que pode afetar diferentes partes do ouvido. Mas, quais são os seus sintomas? Existem diferentes tipos de otite?
Quando ocorre a otite média aguda?
- Tipicamente, a otite média aguda ocorre após uma gripe ou resfriado: depois de alguns dias de nariz obstruído o ouvido se envolve e isso pode causar uma dor severa.
Qual a causa da otite com efusão?
- Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido médio sem infecção bacteriana ou viral. Isso pode ocorrer porque o acúmulo de líquido persiste após uma otite que foi tratada. Também pode ocorrer devido a alguma disfunção ou bloqueio não infeccioso das tubas auditivas
Qual a incidência da otite média?
- A otite média não é uma infecção contagiosa. Não é preciso isolar a criança. O principal fator de risco é a idade, sendo as crianças pequenas as principais vítimas. O pico de incidência da otite média ocorre entre 6 e 18 meses de vida.