O que é um ossos irregulares?
O que é um ossos irregulares?
- Ossos irregulares: não apresenta uma forma geométrica definida. Como exemplo, podemos citar as vértebras. - Ossos sesamoides: são pequenos e arredondados, seu principal exemplo é a patela.
Quais são os ossos longos?
- São longos os ossos cujo comprimento é muito maior que as outras duas dimensões. Tais são o úmero (do braço), o rádio e o cúbito (do antebraço), o fêmur (da coxa), etc. Num osso longo distinguem-se as extremidades, ou epifises, e o corpo do osso, ou diáfise.
Qual a estrutura de um osso?
- Um osso é uma estrutura somática que é constituída de tecido conectivo calcificado. Substâncias inorgânicas e fibras colágenas (de colagénio) formam uma matriz que contém osteócitos. Estas células são as mais comummente encontradas em ossos maduros, e são responsáveis por manter o crescimento e a densidade dos ossos.
Por que os ossos são reconhecidos?
- As principais formas que são reconhecidas são: Estes ossos se desenvolvem através de ossificação endocondral, um processo no qual a placa de cartilagem hialina é lentamente substituída. Uma diáfise conecta as duas extremidades conhecidas como epífises. A cavidade medular é revestida pela diáfise, que é formada por osso compacto espesso.
Quais são as formas de desenvolvimento dos ossos?
- As duas principais formas de desenvolvimento dos ossos são as formas endocondral e membranosa. Essa característica em particular, juntamente com a forma geral do osso é utilizada para classificar o sistema esquelético. As principais formas que são reconhecidas são: