Qual a origem da Igreja Ortodoxa?

Qual a origem da Igreja Ortodoxa?
A Igreja Ortodoxa surgiu por volta de 1054, após o Cisma do Oriente, evento que marcou a divisão entre as igrejas Católica Romana e a Católica Ortodoxa. O motim para o surgimento foi a disputa de interesses político e religioso na região do Mediterrâneo, que levou a Constantinopla a romper com a Roma.
Qual o significado do termo ortodoxo?
- O termo ortodoxo vem da junção das palavras em grego “orthos”, que tem como significado “reto”, e “doxa”, que representa “fé”. Ainda dentro desse contexto, ortodoxo é aquilo que está de acordo com a doutrina religiosa, esta sendo relacionada à verdade.
Quem são os cristãos ortodoxos?
- Atualmente, os cristãos ortodoxos somam cerca de 250 milhões de fiéis em países como Bulgária, Belarus, Grécia, Chipre, Moldávia, Republica da Macedônia, Montenegro, Polônia, Rússia, Romênia, Sérvia, Ucrânia e Estados Unidos. A palavra ortodoxo vem do grego, da junção de “orthos” que significa “reto” e “doxa” que significa “fé”.
Qual a origem da Igreja Ortodoxa?
- Trata-se da segunda maior comunidade cristã, reunindo cerca de 250 milhões de fiéis em todo mundo, especialmente no Oriente. A Igreja Ortodoxa surgiu a partir de diferenças teológicas e políticas entre os cristãos do Oriente e do Ocidente que culminaram no Cisma de 1054.
Qual a origem do catolicismo ortodoxo?
- No Brasil, o catolicismo ortodoxo chegou com os imigrantes poloneses, gregos, árabes, russos, ucranianos. Assim, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde há maior número de descendentes dessas nacionalidades, é possível encontrar vários templos e comunidades ortodoxas.