O que é a orientação temporal?

O que é a orientação temporal?
A orientação temporal compõe-se pela capacidade do indivíduo em se situar em função da ocorrência (antes, durante, depois) e sucessão dos acontecimentos, da duração dos intervalos (noção de tempo longo/curto, ritmo regular/irregular, cadência rápida/lenta), da renovação cíclica dos períodos (dia, semana, meses, ano) e ...
Quais são os aspectos da orientação temporal?
- A Orientação Temporal tem alguns aspectos semelhantes á estruturação espacial. A criança se organiza de acordo com sua rotina (sono/vigília, antes/depois, manhã/tarde e noite). Crianças pequenas lidam com o presente, porém desenvolvem uma compreensão intuitiva de tempo, não relacionada ao relógio ou ao tempo cronológico.
Por que o aluno deve ter domínio dos problemas de orientação?
- É importante pontuar, contudo, que o aluno deve ter o domínio dos problemas de orientação já na faixa dos 7 ou 8 anos. Isso é importante, pois o esquema corporal deve estar sedimentado.
Quais são as orientações de objetos?
- – Orientação de objetos (utilizando o espaço tridimensional: o comprimento, a largura e a altura; além da direção voltada para cima, para baixo, para frente, para trás, para direita e para a esquerda); – Aquisição de orientação gráfica. – Classificação lógica ou cronológica (o que vem primeiro?)
Quais são os conceitos temporais?
- Os conceitos temporais são compreendidos mais tardiamente do que os espaciais. LE BOULCH (1992) ressalta dois aspectos da percepção temporal: um qualitativo que envolve ordem e organização e outro quantitativo que diz respeito a itervalos ou períodos de duração.