O que é arrependimento eficaz no direito?
Índice
- O que é arrependimento eficaz no direito?
- Qual a pena para desistência voluntária?
- Quais as diferenças entre tentativa desistência voluntária arrependimento eficaz e arrependimento posterior?
- Quais são os institutos da desistência voluntária e arrependimento?
- Por que o agente desiste da desistência voluntária?
- Qual a hipótese de desistência voluntária?
- Qual a diferença entre prisão voluntária e arrependimento eficaz?

O que é arrependimento eficaz no direito?
Já o arrependimento eficaz, também chamado de arrependimento ativo, ocorre “quando o agente, tendo já ultimado o processo de execução do crime, desenvolve nova atividade impedindo a produção do resultado” (JESUS, 2006, p. 343/344).
Qual a pena para desistência voluntária?
O arrependimento posterior ocorre depois da consumação do delito, nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, hipótese em que a pena será reduzida de um a dois terços (art. 16 do CP).
Quais as diferenças entre tentativa desistência voluntária arrependimento eficaz e arrependimento posterior?
Tanto no arrependimento eficaz quanto na desistência voluntária o agente cessa a execução do delito, ou impede a sua consumação, porque não deseja mais a obtenção de seu resultado. Já na tentativa o agente deseja atingir o resultado do crime, que só não é alcançado por circunstâncias alheias à vontade do mesmo.
Quais são os institutos da desistência voluntária e arrependimento?
- Ricardo Martins [ii] Resumo: O presente artigo aborda os institutos da Desistência Voluntária e Arrependimento Eficaz, com o objetivo de analisar suas características, requisitos e efeitos de sua aplicação no caso concreto, traçando a diferença com a tentativa.
Por que o agente desiste da desistência voluntária?
- Na desistência voluntária o agente inicia os atos executórios, mas ele não termina todos os atos executórios, no meio dos atos executórios ele desiste de prosseguir na execução. Por que? Por vontade própria.
Qual a hipótese de desistência voluntária?
- Mas na desistência voluntária o agente faz uma parte dos atos e no arrependimento eficaz ele faz todos os atos e responde somente pelos os atos que ele praticou. Eu teria como exemplo: uma pessoa dá um tiro na outra, guarda a arma e vai embora, isto é uma hipótese de desistência voluntária.
Qual a diferença entre prisão voluntária e arrependimento eficaz?
- Abordar a definição de desistência voluntária e arrependimento eficaz, traçando as diferenças com a tentativa, é de grande relevância ao universo acadêmico uma vez que conhecê-las e combiná-las com uma boa defesa pode representar a diferença entre a prisão e liberdade do agente, mas sempre na forma da lei.