O que é uma organização Poliarquica?
Índice
- O que é uma organização Poliarquica?
- Como a RAS se organiza?
- Como é o sistema de atenção à saúde?
- Como está organizada a rede de atenção em saúde?
- Qual é o conceito da poliarquia?
- Qual a base da classificação poliárquica?
- Que condições são necessárias para uma poliarquia plena?
- Como a sociedade pode caminhar para a poliarquia?

O que é uma organização Poliarquica?
ORGANIZAÇÕES POLIÁRQUICAS DE CONJUNTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, QUE PERMITE OFERTAR UMA ATENÇÃO CONTÍNUA A DETERMINADA POPULAÇÃO, COORDENADA PELA APS, PRESTADA EM TEMPO E LUGARES CERTOS, COM O CUSTO CERTO E QUALIDADE CERTA.
Como a RAS se organiza?
Os componentes que estruturam as RAS incluem: Atenção Básica à Saúde – centro de comunicação; os pontos de atenção secundária e terciária; os sistemas de apoio; os sistemas logísticos e o sistema de governança.
Como é o sistema de atenção à saúde?
Os sistemas de atenção à saúde são definidos pela Organização Mundial da Saúde como o conjunto de atividades cujo propósito primeiro é promover, restaurar e manter a saúde de uma população (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000).
Como está organizada a rede de atenção em saúde?
As Redes de Atenção à Saúde (RAS) organizam-se por meio de pontos de atenção à saúde, ou seja, locais onde são ofertados serviços de saúde que determinam a estruturação dos pontos de atenção secundária e terciária. Nas RAS o centro de comunicação é a Atenção Primária à Saúde (APS), sendo esta ordenadora do cuidado.
Qual é o conceito da poliarquia?
- Poliarquia é um conceito da ciência política formulado por Robert Dahl nos Estados Unidos. O conceito, em resposta das diversas críticas sobre a não-soberania da democracia plena nas nações, procura classificar em diferentes graus os "níveis de democratização" das sociedades industrais desenvolvidas.
Qual a base da classificação poliárquica?
- A Poliarquia procura promover uma análise mais realística baseada numa classificação de quão democrático os Estados são. A base da classificação poliárquica é feita em dois parâmetros: na inclusão popular na escolha de seus representantes e na disputa política para essa escolha.
Que condições são necessárias para uma poliarquia plena?
- Duas condições, segundo Dahl, são necessárias para um país ser uma poliarquia plena: contestação do governo e participação pública. A primeira delas é a capacidade e a liberdade que grupos de oposição têm para contestar as decisões de quem está no poder e de tentar tomar o seu lugar em eleições justas e regulares.
Como a sociedade pode caminhar para a poliarquia?
- Dahl formula algumas teorias de como uma sociedade pode caminhar para o sistema poliárquico. Segundo ele, quando a disputa política precede a inclusão política, a sociedade está no caminho certo para a poliarquia.