O que é uma oração causal?
Índice
- O que é uma oração causal?
- Como comparativa?
- O que significa oração subordinante?
- Qual a diferença entre oração causal e explicativa?
- Porque é uma oração?
- O que é uma conjunção comparativa?
- Como fazer uma comparação com a oração principal?
- Qual o significado de comparativo?
- Qual a finalidade da oração principal?
- Como vemos que uma oração finita é equivalente à oração não finita?

O que é uma oração causal?
A oração subordinada causal, como o próprio nome indica, implica uma subordinação, uma dependência em relação à oração principal. Por exemplo: O Pedro vai à praia porque está bom tempo. "porque está bom tempo" - oração subordinada causal, introduzida pela conjunção porque.
Como comparativa?
«Como ia dizendo...» = «Conforme ia dizendo...» Além disso, o como comparativo introduz o segundo termo de uma comparação assimilativa, identificando «uma coisa, pessoa, qualidade ou fato a outra mais impressionante, ou mais conhecida» (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa, pág. 326).
O que significa oração subordinante?
Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.
Qual a diferença entre oração causal e explicativa?
Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.
Porque é uma oração?
Porque junto e sem acento é usado em respostas e frases afirmativas. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas. ... (liga a oração “não tinha dinheiro” a “não viajei”, explicitando a relação de causa) Quero ir embora porque estou cansada.
O que é uma conjunção comparativa?
Conjunções Comparativas São aquelas que iniciam uma oração que encerra o segundo integrante de uma comparação, de um confronto. Exemplos: As ideias chegavam como entrega rápida.
Como fazer uma comparação com a oração principal?
- Apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções comparativas: como, mais do que, menos do que, assim como, bem como, que nem, tanto quanto,… É tão desgastante correr atrás como ficar esperando.
Qual o significado de comparativo?
- Significado de Comparativo. adjetivo 1. Que estabelece uma comparação; que serve para comparar 2. (Gramática) que envolve comparação: oração subordinada comparativa nome masculino 3. Grau de comparação de adjetivos e advérbios 4. Forma que exprime esse grau Etimologia Do latim: comparativus
Qual a finalidade da oração principal?
- Apresenta o fim ou finalidade do acontecimento da oração principal. Pode ser iniciada pelas seguintes conjunções e locuções finais: a fim de que, para que, que,… Todos se esforçaram para que tudo desse certo. A aluna estudou durante muitas horas a fim de que não reprovasse. Apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal.
Como vemos que uma oração finita é equivalente à oração não finita?
- Com efeito, vemos que uma oração finita, por exemplo uma subordinada adverbial causal como «o pai zangou-se porque chegámos tarde», é equivalente a uma oração não finita introduzida pela preposição por: «o pai zangou-se por termos chegado tarde.»