Como diferenciar orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas?

Como diferenciar orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas?
Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.
Qual a função da oração adjetiva?
- Os gramáticos destacam também que a oração adjetiva pode, como adjunto adnominal, ligar-se a qualquer termo da oração, cujo núcleo seja um substantivo ou um pronome. Isso abrange: sujeito, complemento nominal, objeto direto e indireto, agente da passiva, adjunto adverbial, aposto e vocativo.
Qual a diferença entre orações restritivas e adjetivas?
- Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas. Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas.
Como funcionam as orações subordinadas adjetivas?
- Visto a ideia que foi abordada até então, fica evidente que as orações subordinadas adjetivas operam como adjunto adnominal da frase principal e se caracterizam como adjetivo. Elas podem ser classificadas em desenvolvidas e reduzidas.
Qual o exemplo de oração adjetiva reduzida?
- (Exemplo de oração adjetiva reduzida) São aquelas que agem de maneira a especificar ou restringir a ideia relacionada à expressão a que se referem, de maneira a demonstrar o sentido de particularidade. A caracterização que gera o sentido restritivo dessas orações se pauta na ausência de demarcação de pausas nas sentenças.