Quais os tipos de receituários utilizados pelo cirurgião-dentista e para que servem?
Índice
- Quais os tipos de receituários utilizados pelo cirurgião-dentista e para que servem?
- O que é uma LME?
- Quais os sintomas da falta de testosterona no organismo?
- Quais medicamentos podem ser prescritos pelo cirurgião-dentista?
- Como é feito o off label de um medicamento?
- Qual o prazo de validade do medicamento?
- Como conhecer os medicamentos que você toma?
- Qual a autorização de introdução do medicamento?

Quais os tipos de receituários utilizados pelo cirurgião-dentista e para que servem?
para uSo odontológico Esta pode ser do tipo comum ou espe- cial, e a utilização de cada receita de- pende do medicamento a ser prescrito. Os medicamentos comuns (analgési- cos e anti-inflamatórios, por exemplo) são prescritos em receita do tipo co- mum.
O que é uma LME?
Entenda, o “LME” – Laudo de medicamento especializado da farmácia de alto custo. Os medicamentos fornecidos por meio das farmácias de alto custo, devem ser solicitados em formulário próprio, no Laudo de Medicamentos Especializados do SUS – LME.
Quais os sintomas da falta de testosterona no organismo?
Sinais de testosterona baixa
- Diminuição da libido;
- Menor desempenho sexual;
- Depressão;
- Diminuição da massa muscular;
- Aumento da gordura corporal;
- Diminuição da barba e perda de pelos no geral.
Quais medicamentos podem ser prescritos pelo cirurgião-dentista?
Assim, o cirurgião-dentista, respaldado na ciência, possui competência legal e técnica para prescrever antibióticos, anti-inflama- tórios esteroides e não esteroides, analgé- sicos opioides e não opioides, anestésicos locais e gerais, medicamentos utilizados no controle de medo e ansiedade, de hipo e hipersalivação, ...
Como é feito o off label de um medicamento?
- O uso off label de um medicamento é feito por conta e risco do médico que o prescreve, e pode eventualmente vir a caracterizar um erro médico, mas em grande parte das vezes trata-se de uso essencialmente correto, apenas ainda não aprovado.
Qual o prazo de validade do medicamento?
- §2º É vedado dispensar medicamentos cuja posologia para o tratamento não possa ser concluída no prazo de validade.” Desse modo, segue o o alerta: o usuário deve observar o prazo de validade na relação com a necessidade e a possibilidade do consumo.
Como conhecer os medicamentos que você toma?
- Procure conhecer os medicamentos que toma, através da leitura do folheto informativo (bula) que acompanha os medicamentos e dos esclarecimentos do médico ou farmacêutico. Tome os medicamentos tal como lhe foram indicados, em termos de horários, dose, duração do tratamento e do que fazer caso se esqueça de uma toma.
Qual a autorização de introdução do medicamento?
- Para ser comercializado, o medicamento precisa de obter a respectiva autorização de introdução no mercado (AIM). Esta autorização é concedida pelo INFARMED, I.P., após avaliação, por peritos e técnicos especializados, da documentação que comprova a qualidade, segurança e eficácia do medicamento.