O que é o Ocidente explique usando a geografia e a cultura?
Índice

O que é o Ocidente explique usando a geografia e a cultura?
O Ocidente é uma construção política, cultural e ideológica que classifica uma parte do mundo de acordo com suas características geográficas, econômicas, culturais, políticas e sociais. Muitas são as teorias, como a de John Hall, sobre o que caracteriza a origem do Ocidente. ...
Como se dá o desenvolvimento cultural do Ocidente?
As três principais bases de formação para a cultura ocidental que temos hoje são, historicamente: o direito romano, a filosofia grega e a moral cristã.
Qual o fenômeno da ocidentalização?
- Além de revisitar o passado, outra forma de compreender o fenômeno da ocidentalização é o processo de globalização, que teve início nos anos 1980, fundamentando as principais características do mundo contemporâneo e que tem, entre seus elementos marcantes, as tecnologias da informação, a internet e também as relações mais imediatas e imediatistas.
Por que a ocidentalização pode ser forçada?
- A ocidentalização pode ser forçada ou voluntária, dependendo da situação do contato. Diferentes graus de dominação, destruição, resistência, sobrevivência, adaptação e modificação da cultura nativa podem seguir-se a um contato interétnico.
Qual a diferença entre culturas orientais e ocidentais?
- Os antigos romanos faziam distinção entre culturas orientais que habitavam territórios do Egito e a Turquia modernos e culturas ocidentais que viviam no oeste. Mil anos mais tarde, o Grande Cisma do Oriente separou a Igreja Católica da Igreja Ortodoxa (oriental).
Qual o seu ponto de vista sobre o mundo ocidental?
- Um ponto de vista diferente sobre o mundo ocidental é que ele não seria definido por seu território, mas por seu povo, visto que este tende a diferenciar-se num mundo crescentemente globalizado. Esta abordagem destaca a presença de populações não ocidentais em países de maioria ocidental e vice-versa.