O que é uma restauração de amálgama?
Índice
- O que é uma restauração de amálgama?
- Qual é a melhor restauração?
- Quais as indicacoes do amálgama?
- Porque trocar restauracao de amálgama?
- Quais são as desvantagens do amálgama dentário?
- Qual a periculosidade do amálgama?
- Como foi proibida a amálgama?
- Quais os malefícios do amálgama dental?
- Por que a amálgama pode provocar hipersensibilidade ao mercúrio?

O que é uma restauração de amálgama?
O que é amálgama? O amálgama dental é um material formado por uma liga de mercúrio, cobre, prata, estanho e zinco, em algumas situações, e usado para fazer restaurações nas cavidades dentárias.
Qual é a melhor restauração?
Restauração de porcelana Ela realmente é a queridinha entre os dentistas. Isso porque mantém o reparo discreto, garantindo um sorriso bonito e sem quaisquer sinais de tratamento, ou seja, o reparo não fica visível. Quando a restauração ocorre nos dentes anteriores (os da frente), esse fator é ainda mais relevante.
Quais as indicacoes do amálgama?
A principal indicação para restaurações com amálgama dental são em dentes posteriores, cavidades classe I e II. Para mais informações sobre este material e seus possíveis riscos à saúde leia o artigo no site da FDA dos Estados Unidos.
Porque trocar restauracao de amálgama?
A restauração com amálgama fica escura porque os metais presentes em sua composição sofrem corrosão com o passar dos anos – e o principal motivo para trocá-las por resinas, para muitos indivíduos, é o efeito estético desagradável que decorre desse fenômeno galvânico.
Quais são as desvantagens do amálgama dentário?
O cirurgião-dentista comenta também sobre as desvantagens desse material. Johnathan explica: “Esse material é anti-estético; tem presença de mercúrio na composição (potencialmente tóxico ao profissional e ao paciente); e liga sujeita a corrosão, implicando em pigmentação indesejável da estrutura dentária”.
Qual a periculosidade do amálgama?
- Para se ter uma ideia da periculosidade do procedimento, a quantidade de mercúrio no amálgama é superior a contida em um termômetro. Além disso, ela também possui risco de fraturas em suas margens de contato, fato que pode ocasionar o surgimento de cáries dentárias.
Como foi proibida a amálgama?
- Apesar de ser muito resistente a impactos externos e durar anos em restaurações dentárias, a amálgama foi proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Quais os malefícios do amálgama dental?
- Quais os malefícios do amálgama dental? O baixo custo da restauração de amálgama não cobre os danos que ele oferece à saúde. Tudo começa com a concentração de mercúrio na liga, superior a 50%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma das maiores fontes de acúmulo de mercúrio no organismo são as restaurações de amálgama.
Por que a amálgama pode provocar hipersensibilidade ao mercúrio?
- Restaurações de amálgama também podem provocar hipersensibilidade ao mercúrio, com o passar do tempo. Nesse caso, o paciente costuma sofrer com o aumento de irritações nos tecidos bucais e o quadro pode piorar caso haja intervenção com coroa odontológica sobre uma restauração dentária feita de liga metálica.