O que é obsessão na psicologia?

O que é obsessão na psicologia?
Uma obsessão consiste em uma ideia fixa que determina a conduta de uma pessoa, conduzindo a comportamentos que frequentemente são contra a vontade da pessoa obcecada. Obsessões são involuntárias, são pensamentos aparentemente incontroláveis, imagens ou impulsos que ocorrem repetidamente na sua mente.
O que é obsessão por algo?
Obsessão é o substantivo feminino que significa um comportamento de importunar ou perseguir alguém de forma insistente. Também pode indicar um estado de preocupação permanente em relação a alguma coisa.
Quais as obsessões do TOC?
A pessoa com TOC tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade.
Qual o significado da obsessão?
- É comum a todos nós termos algum tipo de apego a objetos, pessoas ou até um momento de vida. Entretanto, em algumas pessoas, a barreira do afeto saudável é ultrapassada e elas acabam obcecadas por uma ideia fixa. Tendo isso em vista, vamos entender melhor o significado de obsessão e como ela tem impactado a vida humana!
Qual o desfecho da obsessão?
- Mas veja, há um detalhe interessante: o obsessivo não sente prazer em sua obsessão, ao contrário, sofre. Explico: na obsessão o individuo depara-se com a incompletude e muitas vezes com a culpa. Para o obsessivo não há desfecho, há sempre a sensação da falta, de que algo poderia ser melhor feito, realizado mais vezes, etc.
Por que a obsessão é vista?
- A obsessão é vista de variadas formas, especialmente quando olhamos a essa questão do ponto de vista religioso. Isso porque algumas religiões descrevem a existência de espíritos que se apegam ao plano terreno e as pessoas nele. Com isso, ficam presos a este plano quando, naturalmente, deveriam fazer suas passagens, algo que é negado.
Quais são os tipos de obsessão mentais?
- Fisicamente falando, há um fluxo sanguíneo maior em áreas que trabalham emoções, respostas ambientais e planejamento. De acordo com um compilado de pesquisas, 1 em cada 4 pessoas desenvolverá algum tipo de obsessão durante a vida. Até o momento foram catalogados, mais ou menos, 365 tipos de transtornos mentais.