O que é observação participante para a sociologia?
Índice
- O que é observação participante para a sociologia?
- Como ocorre a observação participante nas ciências sociais?
- O que é a observação não participante?
- O que o antropólogo Bronislaw Malinowski quis dizer sobre o observador participante?
- Qual a diferença entre observação qualitativa e quantitativa?
- Quais são as características da pesquisa qualitativa?
- Quais são os sentidos da observação qualitativa?
- Quais são os exemplos de aplicação da pesquisa participante?

O que é observação participante para a sociologia?
A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (Anguera, Metodologia de la observación en las Ciencias Humanas, 1985).
Como ocorre a observação participante nas ciências sociais?
A observação participante é uma das técnicas muito utilizada pelos pesquisadores que adotam a abordagem qualitativa e consiste na inserção do pesquisador no interior do grupo observado, tornando-se parte dele, interagindo por longos períodos com os sujeitos, buscando partilhar o seu cotidiano para sentir o que ...
O que é a observação não participante?
Na observação não participante os sujeitos não sabem que estão sendo observados, o observador não está diretamente envolvido na situação analisada e não interage com objeto da observação. Nesse tipo de observação o pesquisador apreende uma situação como ela realmente ocorre.
O que o antropólogo Bronislaw Malinowski quis dizer sobre o observador participante?
A “observação participante” não significa transformar-se em “nativo”, mas sim tentar colocar-se no lugar do outro, no seu ambiente social natural, buscando apreender a imponderabilidade da vida real, como diria Malinowski.
Qual a diferença entre observação qualitativa e quantitativa?
- Observação qualitativa é o processo de pesquisa usado para coletar informações ou dados. Esse método de investigação, dado que seu foco é a observação. Geralmente consome mais tempo que a pesquisa quantitativa. Mas o tamanho da amostra que é usado para investigar é geralmente muito menor.
Quais são as características da pesquisa qualitativa?
- A observação qualitativa concentra-se nos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. É basicamente, isso não inclui medidas de números, mas de características. Características da observação qualitativa As características da pesquisa qualitativa podem ser agrupadas de forma muito ampla em dez tópicos.
Quais são os sentidos da observação qualitativa?
- Este tipo de método de pesquisa é geralmente extenso e muito mais pessoal. A observação qualitativa concentra-se nos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. É basicamente, isso não inclui medidas de números, mas de características.
Quais são os exemplos de aplicação da pesquisa participante?
- Ainda, em relação aos exemplos, pode-se afirmar que os melhores exemplos de aplicação da pesquisa participante são o estabelecimento de programas públicos ou plataformas políticas e a determinação de ações básicas de grupos de trabalho.