adplus-dvertising

Como identificar o objeto direto e indireto na frase?

Índice

Como identificar o objeto direto e indireto na frase?

Como identificar o objeto direto e indireto na frase?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

O que é objeto indireto direto?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

Como confundir o objeto indireto com o objeto direto?

  • É importante não confundir o objeto indireto com o objeto direto preposicionado. O objeto indireto exige preposição para completar o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso é feito para evitar ambiguidades ou por questões linguísticas.

Qual é o objeto direto?

  • O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, tem a função de completar o verbo ...

Quais são os verbos direto e indireto?

  • Objeto Direto e Indireto são complementos que têm a função de completar e, assim, dar sentido às orações cujos verbos são transitivos. Por esse motivo, eles são chamados de complementos verbais. Exemplos. Ana emprestou o livro ao colega. (verbo transitivo direto e indireto) O turista pagou as frutas ao vendedor. (verbo transitivo direto e indireto)

Como o objeto direto pode ser representado?

  • O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder. Não suporto mais isto! Deixei-a na escola e fui trabalhar. Explique-nos, já! Leia Pronomes oblíquos e Pronome oblíquo átono. O objeto direto pode, ainda, ser representado por uma oração subordinada substantiva.

Postagens relacionadas: