Como se faz um recall?
Índice
- Como se faz um recall?
- O que é recall de um produto?
- O que é custo com recall?
- Quais os tipos de recall?
- Qual o prazo para fazer o recall?
- Quem é responsável pelo recall?
- Por que o recall tem custo elevado para o fabricante?
- Quem paga o recall?
- Quando se faz recall?
- Qual o objetivo do recall?
- Por que o recall deve ser efetivo?
- Como saber se um veículo é objeto de recall?
- Qual o prazo para a convocação de recall?

Como se faz um recall?
Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
O que é recall de um produto?
Recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores. Ao mesmo tempo, recolhe produtos, esclarece fatos e apresenta soluções.
O que é custo com recall?
O custo de notificar o público, o transporte do estoque retirado e subsequentemente a destruição do produto podem chegar rapidamente a milhões. ...
Quais os tipos de recall?
Há duas maneiras de encarar um recall: a primeira, como sinal de falta de cuidado durante o processo de produção, resultando em defeitos que precisam de reparo. A segunda, como ato responsável do fabricante, disposto a sanar falhas às quais um bem industrializado está sujeito.
Qual o prazo para fazer o recall?
Segundo o órgão, o recall não atendido após um ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo, e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado.
Quem é responsável pelo recall?
Qualquer prejuízo físico ou moral em virtude do defeito apresentado no produto/serviço é de inteira responsabilidade do fornecedor. ... O recall visa ainda a retirada do mercado, reparação do defeito ou a rerecompra de produtos ou serviços defeituosos pelo fornecedor.
Por que o recall tem custo elevado para o fabricante?
A razão é a necessidade de providências urgentes, já que a premissa das convocações é o risco à segurança dos usuários do produto.
Quem paga o recall?
Sim, desde que o serviço realizado seja exatamente o mesmo anunciado pelo recall, o dono do carro tem direito à devolução do valor pago.
Quando se faz recall?
Quando o proprietário recebe uma carta com aviso de recall quer dizer que algo no veículo está com problemas. Geralmente um defeito de fábrica, que pode colocar a vida dos ocupantes do veículo, foi detectado pela montadora e precisa ser reparado imediatamente. O reparo é totalmente gratuito e garantido por lei.
Qual o objetivo do recall?
- O objetivo essencial do Recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. Qualquer prejuízo físico ou moral em virtude do defeito apresentado no produto/serviço é de inteira responsabilidade do fornecedor.
Por que o recall deve ser efetivo?
- O recall deve ser gratuito, efetivo e sua comunicação deve alcançar todos os consumidores expostos aos riscos. Por isso a legislação exige que o fornecedor faça o comunicado de forma mais ampla possível, divulgando o recall em jornal, rádio e TV.
Como saber se um veículo é objeto de recall?
- Para saber se um veículo é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor. Todos os sites de fabricantes automobilísticos têm uma aba específica para o serviço.
Qual o prazo para a convocação de recall?
- Ao ser atingido pelo recall, o chamado deve ser atendido imediatamente. Se não for, todos os passageiros poderão estar em risco. Caso o proprietário não atenda à convocação de recall no prazo de um ano, receberá um aviso que ficará inscrito no documento do carro — o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).