adplus-dvertising

Qual é a diferença entre objeto direto e objeto indireto explique e dê um exemplo?

Índice

Qual é a diferença entre objeto direto e objeto indireto explique e dê um exemplo?

Qual é a diferença entre objeto direto e objeto indireto explique e dê um exemplo?

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: ... Você conhece o José? (o José = objeto direto)

Qual é o objeto direto?

  • O Objeto Direto é um Termo Integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos de maneira direta, sem a mediação de preposição. O Objeto Indireto vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos por meio de uma Preposição.

Como o objeto direto pode ser representado?

  • O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder. Não suporto mais isto! Deixei-a na escola e fui trabalhar. Explique-nos, já! Leia Pronomes oblíquos e Pronome oblíquo átono. O objeto direto pode, ainda, ser representado por uma oração subordinada substantiva.

Por que a preposição é obrigatória?

  • Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico. Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.

Quais são os núcleos do objeto direto?

  • Quando o objeto direto é expresso por mais do que uma palavra, a palavra que tem mais importância é o seu núcleo. Nos exemplos acima, os núcleos do objeto direto são: livros, filho, José e amigos. O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder.

Postagens relacionadas: