O que significa a palavra vício na filosofia?

O que significa a palavra vício na filosofia?
Termo contrário à virtude, o vício é definido como um hábito ou uma disposição irracional, significando o defeito ou imperfeição grave que acomete as pessoas ou as coisas. ... “Temos diante dos olhos os vícios alheios; os nossos estão atrás”, alertava o filósofo romano Sêneca, no primeiro século da era cristã.
Qual a origem da palavra vício?
- A palavra vício tem origem do latim “vitium” e significa “ falha ou defeito “. Para o dicionário Aurélio, a definição de vício é: Tornar mau, pior, corrompido ou estragado; alterar para enganar; corromper-se, perverter-se, depravar-se. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença física e psicoemocional.
Qual a relação entre vício e virtude?
- Vicio e virtude fazem parte da nossa história de todos os tempos. O vício entra aqui como o avesso feio, mal-ajambrado, da virtude. E, no entanto, ele está presente em gestos comuns, como a recorrência de equívocos ou também, de certa maneira, a recorrência de padrões.
Por que o vício afasta o indivíduo de sua essência?
- O vício afasta o indivíduo de sua essência e faz com que foque mais na obtenção do prazer através da dependência do que na vida que antes levava, nem que isso signifique se afastar de amigos e familiares, mentir, se prejudicar no trabalho e mudar completamente o curso de suas ações, objetivos e sonhos.
Como se afastar do vício?
- O dependente deve querer largar o vício. Em seguida, ele ou a família devem procurar um psicólogo ou psiquiatra, que entrará com o tratamento adequado. Por ser uma doença crônica, o alcoolismo não tem cura, porém é possível ter uma vida saudável e se afastar para sempre do vício!