O que é vício de consentimento Direito Civil?

O que é vício de consentimento Direito Civil?
São vícios do consentimento, como o erro, o dolo e a coação, que se fundam no desequilíbrio da atuação volitiva relativamente a sua declaração. Esses vícios aderem à vontade, aparecem sob forma de motivos que forçam a deliberação e estabelecem divergência entre a vontade real, ou não possibilitam que esta se forme.
O que é erro para o Código Civil?
Conceito: O erro é um engano fático, uma falsa noção da realidade, ou seja, em relação a uma pessoa, negócio, objeto ou direito, que acomete a vontade de uma das partes que celebrou o negócio jurídico.
Qual o defeito do vício?
- O defeito causa, além desse dano do vício, outro ou outros danos ao patrimônio jurídico material e/ou moral e/ou estético e/ou à imagem do consumidor. Logo, o defeito tem ligação com o vício, mas, em termos de dano causado ao consumidor, é mais devastador. Temos, então, que o vício pertence ao próprio produto ou serviço, ...
Quais são os vícios do negocio jurídico?
- Neste trabalho, será tratada da definição dos vícios do negocio jurídico, indicando conceitos objetivos, e seus efeitos que podem tornar o negocio celebrado nulo ou anulável, ocasionado desta forma prejuízos às pessoas envolvidas.
Por que estamos mais acostumados a associar a palavra “vício” ao mal viciado?
- Estamos mais acostumados a associar a palavra “vício” a algum tipo de hábito ruim, repetitivo, que causa um mal ao viciado.
Quais são os vícios de consentimentos?
- Os vícios de consentimentos estão relacionados à formação e declaração da vontade da pessoa. Pode-se dizer que eles surgem no negocio jurídico em que o declarante está viciado, havendo fatos, anomalias que fazem com que a vontade seja manifestada de uma forma que não era a real pretensão da pessoa.