O que determinava o voto censitário?

O que determinava o voto censitário?
Sufrágio censitário é a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que atendam a certos critérios econômicos.
Como é o voto nos dias de hoje?
Nas eleições presidenciais o sistema empregado é de maioria absoluta, onde o eleito precisa obter mais de 50% dos votos válidos, desconsiderados os brancos e nulos, para ser eleito. ... O Senado Federal é renovado a cada quatro anos nas proporções de um terço numa eleição e dois terços na seguinte.
Como restringir o direito ao voto?
- Desta forma, a Carta Magna republicana também restringia o direito ao voto, pois grande parte da população era analfabeta e mulher. Na Primeira República, as fraudes e o poder local dos coronéis consagraram uma prática chamada Voto de Cabresto. O voto Censitário é oposto ao voto Universal.
Quando é obrigatório o voto?
- Vale lembrar que o voto é obrigatório para todo cidadão entre 18 e 70 anos. Os jovens de 16 e 17 anos de idade, as pessoas com mais de 70 anos e os analfabetos podem optar por votar ou não. O voto não é a única ferramenta para exercício da democracia, mas é talvez o instrumento mais importante de participação popular.
Por que o voto é importante?
- O voto é uma forma de demonstrar opinião, vontade ou preferência por algo que está sendo colocado em votação. Por exemplo, nas eleições municipais, ao votarmos em um candidato, expressamos a nossa vontade de que ele seja eleito.
Como foi abolido o direito ao voto?
- Ao longo da história, o direito ao voto foi sendo estendido e universalizado na maioria dos países democráticos. Entre as restrições que foram abolidas pode-se destacar a restrição ao voto das mulheres, dos analfabetos, dos pobres e das pessoas que não são brancas.