Como calcular valor venal do imóvel SP?

Como calcular valor venal do imóvel SP?
Seguindo os critérios objetivos de avaliação, o cálculo do valor venal é feito através de uma simples fórmula: V= A x VR x I x P x TR.
Como se calcula o valor venal de um terreno?
V = A x VR x I x P x TR Sendo: V = valor venal do imóvel; A = área do terreno ou edificação; VR = valor unitário padrão residencial, com base na Planta Genérica de Valores do Município (PGV);
Quando ocorre reajuste do valor venal do IPTU?
- Em casos de reajustes do valor venal do IPTU é necessário entender que isso acontece quando a região em que ele está localizado passa ter mais valorização. Ou seja, que o lugar provavelmente cresceu, houve mudanças na sua infraestrutura, fortalecimento do comércio, revitalização, dentre outros.
Qual o valor de mercado do IPTU?
- Geralmente não tem relação com o valor de mercado -seu valor pode ser menor ou maior. Normalmente é menor, porque o preço de mercado é condicionado pela procura e oferta. É com base no valor venal que a prefeitura estipulará o IPTU a ser pago e o quanto deverá pagar ao proprietário em caso de penhora ou de desapropriação, por exemplo.
Como é calculado o IPTU?
- Se a propriedade for urbana, mas for apenas um terreno, sem construção, paga-se o ITU (Imposto Territorial Urbano). Se for fora do perímetro urbano, incide o ITR (Imposto Territorial Rural), com base de cálculos e alíquotas diferentes do IPTU. Como é calculado o IPTU?
Qual o porquê do IPTU?
- Nos impostos que pagamos nem sempre sabemos o porquê daquele valor. Nesse caso, tomemos o exemplo: no IPTU, se tem o valor venal, que é estabelecido pelo estado para o preço do imóvel. Normalmente ele é calculado de acordo com o município que está localizado, além do tempo e modificações que nele foram feitas.