Quando usar teste de Bartlett?

Quando usar teste de Bartlett?
Use o teste de Bartlett quando os dados forem provenientes de distribuições normais; o teste de Bartlett não é robusto para desvios da normalidade. A estatística de teste de Bartlett calcula a média aritmética ponderada e a média geométrica ponderada de cada variância da amostra com base nos graus de liberdade.
O que é o teste de esfericidade de Bartlett?
Teste de esfericidade de Bartlett: estatística de teste usada para examinar a hipótese de que as variáveis não sejam correlacionadas na população, ou seja, a matriz de correlação da população é uma matriz identidade onde cada variável se correlaciona perfeitamente com ela própria (r=1), mas não apresenta correlação com ...
Como fazer teste de homocedasticidade?
Teste de homocedasticidade. Em análise de variância(ANOVA), há um pressuposto que deve ser atendido que é de os erros terem variância comum, ou seja, homocedasticidade. Isso implica que cada tratamento que se está sendo comparado pelo teste F, deve ter aproximadamente a mesma variância para que a ANOVA tenha validade.
O que é o teste de ANOVA?
A análise de variância conhecida como ANOVA é uma técnica estatística ou um procedimento utilizado para fazer comparações entre três ou mais grupos em amostras independentes. Permitindo assim, fazer afirmações sobre as médias das populações baseado na análise de variâncias amostrais.
Para que serve o teste de Cochran?
Esta extensão é denominada de teste Q de Cochran para k amostras relacionadas. O teste fornece um método para comprovar se três ou mais conjuntos correspondentes de frequências ou proporções diferem entre si significativamente.
Para que serve o teste KMO?
O critério ou teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) é um critério para identificar se um modelo de análise fatorial que está sendo utilizado é adequadamente ajustado aos dados, testando a consistência geral dos dados.