Qual é o objetivo do teste de caminhada de 6 minutos para idosos?
Índice
- Qual é o objetivo do teste de caminhada de 6 minutos para idosos?
- O que é DTC6?
- Como é realizado o teste TC6?
- Quais os parâmetros avaliados no teste de caminhada de 6 minutos?
- Quais parâmetros devemos utilizar para realizar o teste da caminhada?
- Para que serve o TC6?
- Como calcular distância predita?
- Como se realiza o TC6?
- Quando deve ser realizado o teste da caminhada?
- Qual é o teste de velocidade de caminhada?
- Quando deve-se iniciar a caminhada?
- Como fazer o teste da marcha de 6 minutos?

Qual é o objetivo do teste de caminhada de 6 minutos para idosos?
O teste de caminhada de seis minutos (TC6) é usado para avaliar a resposta de um indivíduo ao exercício e propicia uma análise global dos sistemas respiratório, cardíaco e metabólico.
O que é DTC6?
TC6: teste de caminhada de seis minutos; DTC6: distância percorrida no TC6; M: masculino; F: feminino; IMC: índice de massa corpórea; GOLD: Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease; e Borg: escala de Borg modificada. aValor predito de acordo com a fórmula de Britto et al.
Como é realizado o teste TC6?
O TC6 é um teste realizado onde o paciente deve caminhar o mais rápido possível, sem correr, por maior tempo que conseguir, durante seis minutos. Este teste deve ser feito em um lugar plano, demarcando o espaço, que o ideal é 30 metros, para que a avaliação seja feita de maneira correta.
Quais os parâmetros avaliados no teste de caminhada de 6 minutos?
O principal objetivo do teste é verificar a distância que a pessoa consegue caminhar durante 6 minutos seguidos, e para avaliar a função cardíaca e respiratória devem ser medidas a frequência cardíaca e a pressão da pessoa, antes e depois do teste ser realizado.
Quais parâmetros devemos utilizar para realizar o teste da caminhada?
Para realizar o teste é preciso sentar e descansar por 10 minutos. A seguir são medidas a pressão e a pulsação e então deve-se iniciar a caminhada, num local plano, com pelo menos 30 metros de comprimento, durante os 6 minutos que devem ser cronometrados.
Para que serve o TC6?
O teste de caminhada de seis minutos (TC6) é usado para avaliar a resposta de um indivíduo ao exercício e propicia uma análise global dos sistemas respiratório, cardíaco e metabólico.
Como calcular distância predita?
Distância predita= (2,11 x estatura cm) – (2,29 x peso kg) – (5,78 x idade anos) + 667. Já, a equação de Iwama et al. [17] é utilizada para ambos os sexos: Distância predita m= 622, 461 – (1,846 x Idade anos) + (61,503 x Gênero homens = 1; mulheres = 0) [2,17].
Como se realiza o TC6?
A cada minuto em que o paciente caminha pela pista, são aferidas, através do oxímetro de pulso, a FC e a SpO2, e é feita a marcação de quantos metros o paciente percorreu. Ao final dos seis minutos são aferidos os mesmos parâmetros iniciais e verificam-se quantos metros o paciente percorreu neste tempo.
Quando deve ser realizado o teste da caminhada?
- O teste deve ser realizado novamente em menos de 1 semana, e os resultados devem ser comparados, porque assim os valores são mais corretos. O teste da caminhada não deve ser realizado em caso de angina instável, que é quando a pessoa apresenta dor no peito que dura mais de 20 minutos, ou em caso de Infarto há menos de 30 dias.
Qual é o teste de velocidade de caminhada?
- Trata-se de uma intervenção simples, segura, bem tolerada pelos pacientes, mesmo por aqueles com idades mais avançadas, além de representar melhor as atividades diárias (Rodrigues; Mendes; Viegas; 2004). A instrução desse teste é caminhar o mais rápido possível durante os seis minutos e o avaliado é quem determina a velocidade de caminhada.
Quando deve-se iniciar a caminhada?
- A seguir são medidas a pressão e a pulsação e então deve-se iniciar a caminhada, num local plano, com pelo menos 30 metros de comprimento, durante os 6 minutos que devem ser cronometrados. O ritmo deve ser o mais rápido que pessoa conseguir, sem correr, mas de forma constante.
Como fazer o teste da marcha de 6 minutos?
- O teste da marcha de 6 minutos serve para avaliar a capacidade respiratória e cardíaca nas seguintes situações: 1 Após cirurgia de transplante de pulmão, 2 Após cirurgia bariátrica; 3 Insuficiência cardíaca; 4 Em caso de DPOC; 5 Fibrose cística; 6 Fibromialgia; 7 Hipertensão pulmonar; 8 Câncer de pulmão. More ...