Como é o sufrágio no Brasil?

Como é o sufrágio no Brasil?
Ouça em voz altaPausarO sufrágio universal consiste no pleno direito ao voto de todos cidadãos adultos, independentemente de alfabetização, classe, renda, etnia ou sexo, salvo exceções menores.
Quando surgiu o sufrágio universal?
Ouça em voz altaPausarEntre 19, o Brasil ficou sem eleições presidenciais em decorrência do Estado Novo (Brasil). Apenas em 1988, com a nova constituição, analfabetos foram incluídos, finalmente caracterizando o sufrágio no Brasil como universal, porém os analfabetos continuaram inelegíveis nessa nova constituição republicana.
Qual o significado do sufrágio?
- Sufrágio e voto são conceitos diferentes. O sufrágio é o direito de participar do processo eleitoral, como eleitor e como candidato. O voto é o ato que garante o exercício do sufrágio, colocado em prática na votação no dia das eleições. Saiba mais sobre o significado de Voto.
Por que o sufrágio não é mais usado em todo o mundo?
- O sufrágio restrito não é mais usado em quase todo o mundo, já que atualmente considera-se que todos os cidadãos devem ter direito à participação nas eleições, independente de diferenças sociais, raciais ou econômicas. O sufrágio feminino foi um movimento político e social que lutou para acabar com o sufrágio restrito em relação às mulheres.
Como o sufrágio pode ser dividido?
- O sufrágio ainda pode ser dividido em duas categorias: sufrágio direto (quando conduz à eleição imediata) ou sufrágio indireto (quando são escolhidos delegados que representarão a população numa eleição direta). Etimologicamente, a palavra sufrágio se originou a partir do latim suffragium, que significa literalmente "voto".
Qual o tipo de sufrágio restrito?
- Em alguns períodos da história o sufrágio restrito já existiu no Brasil, como na época em que não era permitido que as mulheres votassem. O sufrágio restrito pode ser de vários tipos. O censitário ou pecuniário, exige o pagamento de tributos ou a posse de terras.