Como fazer cálculo de revisão de pensão por morte?
Índice
- Como fazer cálculo de revisão de pensão por morte?
- Qual o valor do salário da pensão por morte?
- Qual o valor da pensão de viúva?
- Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para o marido?
- Pode recorrer à pensão por morte?
- Qual o valor da pensão por morte?
- Como pedir a pensão por morte?
- Quanto Tempo Demora para receber a pensão?
- Quem tem direito à pensão por morte vitalícia?

Como fazer cálculo de revisão de pensão por morte?
Se o pai falece quando recebia uma aposentadoria de R$ 3 mil, o cálculo da pensão por morte será feito da seguinte forma: 50% + 40% (10% para cada dependente) = 90% da aposentadoria, ou R$ 2.700,00.
Qual o valor do salário da pensão por morte?
Somamos todas as contribuições do falecido, desde 07/1994, e fazemos uma média aritmética simples. Sobre essa média, devemos aplicar o coeficiente, que é calculado assim: 60% + 2% a cada ano que exceder 20 anos de tempo de contribuição, se o falecido era homem, e 15 anos, se mulher.
Qual o valor da pensão de viúva?
A Pensão por Morte passa para Cota Familiar de 50%, acrescido de 10% para cada dependente e pensionista. Deste modo, uma pensionista com 2 filhos dependentes receberá 80% do valor da aposentadoria do falecido: 50% (Cota Familiar) + 10% (pensionista) + 10% (dependente 1) + 10% (dependente 2) = 80%.
Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para o marido?
Desse modo, a regra mais geral que podemos apontar é que quando o filho completa 21 anos de idade a pensão “volta para esposa” somente se o óbito aconteceu ANTES de 12 de novembro de 2019. E se acaso o óbito ocorreu depois dessa data, quando o filho completa 21 anos, esse dinheiro não reverte para mais ninguém.
Pode recorrer à pensão por morte?
Todo segurado do INSS, ou dependente de segurado que faleceu, e teve seu benefício indeferido (negado) poderá fazer um recurso administrativo para reverter a decisão. Se você pediu um benefício junto ao INSS e ele negou o seu direito, poderá recorrer.
Qual o valor da pensão por morte?
- Qual o valor da pensão por morte? A reforma da Previdência estabeleceu mudanças no cálculo do valor da pensão: Para quem já era aposentado: a pensão será de 50% do valor da aposentadoria mais 10% para cada dependente, limitada a 100%. Uma viúva ou um viúvo sem outros dependentes, por exemplo, receberá 60%.
Como pedir a pensão por morte?
- Como pedir a pensão por morte? O benefício pode ser pedido pelo site " Meu INSS ", pelo aplicativo "Meu INSS" (disponível para iOS e Android) ou pelo telefone 135. Quais documentos são necessários para pedir a pensão por morte?
Quanto Tempo Demora para receber a pensão?
- Quanto tempo demora para começar a receber a pensão? Por lei, o INSS deveria conceder o benefício em até 45 dias após o pedido. Porém, por causa da falta de servidores e da sobrecarga nos atendimentos, em geral, o INSS não tem conseguido cumprir essa norma.
Quem tem direito à pensão por morte vitalícia?
- Cônjuges ou companheiros que tiverem 44 anos ou mais podem ter direito à pensão por morte vitalícia desde que o segurado que morreu tenha feito ao menos 18 contribuições ao INSS e se o casamento ou união estável tinha mais de dois anos.