O que é um substantivo regente?
Índice
- O que é um substantivo regente?
- O que é conceito de regência nominal?
- Qual é o termo regido pelo adjetivo alérgica?
- Qual a regência da frase?
- Para que serve a preposição na regência?
- Como achar o termo regido?
- Qual a relação entre o regente e o regido?
- Quem são os regentes e os subordinados?
- Qual é o segundo tipo de regência?
- Qual o significado da palavra regência?

O que é um substantivo regente?
Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.
O que é conceito de regência nominal?
A regência nominal consiste na relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. ... Da mesma forma que o maestro rege a orquestra, a sintaxe de regência rege as relações de dependência dos elementos da oração.
Qual é o termo regido pelo adjetivo alérgica?
1) É o mesmo para os dois nomes: à luz do sol. ... 3) Ocorre fusão entre duas vogais de som idêntico: o termo regente pede preposição a ( ser alérgico a alguma coisa) e o termo regido vem introduzido por um artigo: a luz solar.
Qual a regência da frase?
Regência verbal é a relação criada entre os verbos e os termos que o complementam ou caracterizam. Esses verbos podem ser intransitivos e transitivos. Os verbos intransitivos não necessitam de complemento. Isso ocorre porque os verbos fazem sentido por si só, isto é, não precisam de complemento.
Para que serve a preposição na regência?
A essa relação de subordinação entre o termo determinante e o termo determinado (ou subordinado), damos o nome de regência. A preposição que liga um termo ao outro costuma marcar a relação de subordinação.
Como achar o termo regido?
Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Qual a relação entre o regente e o regido?
- Assim como na regência verbal, há um regente (no caso, o nome) e um regido (o complemento). Além disso, também podemos estabelecer uma relação de dependência entre essas partes.
Quem são os regentes e os subordinados?
- Os termos, quando exigem a presença de outro chamam-se regentes ou subordinantes; os que completam a significação dos anteriores chamam-se regidos ou subordinados. No geral, tanto a regência de nomes quanto a regência de verbos (regência verbal) são desprezadas no padrão de normas da linguagem escrita.
Qual é o segundo tipo de regência?
- Agora, falaremos sobre o segundo tipo de regência: a regência nominal. Esse assunto cai um pouco menos nas provas, mas, quando dá as caras, costuma “dar uma rasteira” nos candidatos. Esse, é claro, não será o seu problema, pois você estará bem preparado com os conceitos que verá a seguir!
Qual o significado da palavra regência?
- “Reger” significa, de modo simplificado, “comandar algo”. Sendo assim, a regência diz respeito a uma certa “hierarquia” entre os termos de uma oração. Para explicar ainda melhor, quando falamos sobre regência, falamos sobre como os verbos — ou os nomes, no caso do tipo nominal — comandam as frases.