adplus-dvertising

Qual o tegumento dos anfíbios?

Índice

Qual o tegumento dos anfíbios?

Qual o tegumento dos anfíbios?

Histologicamente, o tegumento desses animais é formado pela epiderme, composta pelas camadas córnea, espinhosa e basal, e derme subdividida em derme esponjosa e derme compacta. Entre as dermes é possível observar uma camada calcificada, denominada Eberth-Katschenko (E-K).

Como é o tegumento dos peixes?

Em geral o tegumento dos peixes não é queratinizado e é coberto por muco. A epiderme é ativa, com várias células mucosas, e recobre as escamas, que são de origem dérmica. O tegumento assume parte importante na respiração. ... Possuem numerosas glândulas na derme (origem epidérmica), que mantêm a pele úmida e protegida.

O que significa tegumento dos animais?

Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros.

O que é tegumento das aves?

Tegumento. A pele é delgada, flexível e frouxamente presa à musculatura subjacente. Não possuem glândulas, com exceção da glândula uropigiana, que fica próxima à base da cauda, onde a ave passa o bico, recolhendo a secreção e passa nas penas para impermeabilizar e também evitar que o bico fique quebradiço.

Quais estruturas formam o tegumento?

Sistema tegumentar: anatomia

  • pele (incluindo suas camadas, como derme e epiderme);
  • cabelos;
  • pelos;
  • unhas;
  • garras;
  • glândulas (sudorípara, sebácea, mamária etc.);
  • terminações nervosas.

Quais as principais glândulas que compõem o Sistema Tegumentar dos animais?

Componentes

  • Pelos.
  • Unhas.
  • Glândulas sudoríparas.
  • Glândulas sebáceas.

Qual é a função da pele nos peixes e como está subdividida?

Nos peixes adultos a epiderme é constituída por várias regiões com funções diferentes: Estrato superficial, intermediário e camada basal. A camada basal tem como função principal manter a epiderme ligada à derme subjacente por meio de estruturas (hemidesmossomas) que se encontram na camada basal.

Como funciona o sistema respiratório dos peixes?

As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe.

Qual a importância da pele para os animais?

O sistema tegumentar tem várias funções, sendo as principais: proteger o corpo da invasão de microrganismos e da desidratação, controlando também a temperatura corporal e recebendo os estímulos do meio externo através dos receptores sensoriais.

Qual a função das garras dos animais?

Garras são estruturas de queratina curvas e afiadas presentes em muitos animais vertebrados. ... As garras têm tanto a função de agarrar uma superfície ou uma presa quanto a função de aumentar a aderência das patas sobre o solo durante a corrida.

Quais são as características gerais dos anfíbios?

  • Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Eles mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele úmida. A fecundação desses animais geralmente é externa e ocorre na água. Características gerais dos anfíbios

Como é usada a língua dos anfíbios?

  • A língua bem desenvolvida é usada na captura de insetos, que é envolto em um muco que o lubrifica, facilitando sua passagem no tubo digestivo. A pele dos anfíbios é lisa, vascularizada e permeável.

Quando existiam os anfíbios primitivos?

  • No período Carbonífero – período geológico situado entre 3 milhões de anos atrás – quando na Terra predominavam as florestas pantanosas, existiam três ordens distintas de anfíbios primitivos. Alguns dos últimos anfíbios eram permanentemente aquáticos (salamandras) e alguns se degeneraram tornando-se ápodos (sem patas) (STORER, 2003).

Qual a subclasse de anfíbios atuais?

  • Todos os anfíbios atuais pertencem a subclasse Lissamphibia que está dividida em três ordens: Ordem Urodela (Caudata): tetrápodes com cauda e aspecto de lagarto.

Postagens relacionadas: