O que seria o surrealismo?

O que seria o surrealismo?
Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
O que é concretismo e quais são suas características?
Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.
Qual foi a origem desse surrealismo?
- Esses movimentos ficaram conhecidos como "vanguardas europeias". O Surrealismo foi uma dessas correntes e teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (). André Breton (), escritor francês e ex-participante do Dadaísmo, rompeu com o líder do movimento dadaísta Tristan Tzara.
Como contribuiu para o surrealismo?
- Contribuiu para o Surrealismo com obras como “O Violino de Ingres” (1924) e “Observatory Time: The Lovers” (1936).
Por que não seguiam os propósitos do surrealismo?
- Muitos pensadores do movimento trocavam acusações, afirmando que não seguiam os propósitos do surrealismo. Apesar deste clima de tensão, o surrealismo prosperou e influenciou o pensamento humano, porque criou uma nova concepção do mundo e do ser humano, mas também uma mudança relevante no processo artístico.
Quais são as tendências do surrealismo?
- Esses movimentos ficaram conhecidos como "vanguardas europeias". O Surrealismo foi uma dessas correntes e teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (). Obra Praça d'Itália (1913), de Giorgio de Chirico, é uma pintura metafísica, precursora do surrealismo.