O que é soro e vacina?

O que é soro e vacina?
O soro é também um imunobiológico mas, diferentemente da vacina, é uma forma de tratamento, não de prevenção. Geralmente, o agente causador da doença é inoculado em um animal - no Instituto Butantan é produzido em cavalos -, que responde produzindo anticorpos.
Quando são usados os soros?
- Os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.
Como funciona o soro caseiro?
- Portanto, mesmo que o paciente continue a ter episódios de diarreia, os componentes do soro caseiro continuam a ser absorvidos pelo intestino. Cerca de 95% dos quadros de diarreia conseguem ser tratados apenas com hidratação por via oral. Apenas 5% dos pacientes precisam de internação hospitalar para administração de soro por via intra-venosa.
Qual é a necessidade do soro fisiológico?
- Um litro de soro fisiológico contém 9 g de sal, que corresponde ao dobro da necessidade diária média do organismo. Se um paciente, após receber soro fisiológico via intravenosa, queixar-se de muita sede e solicitar água constantemente, quer dizer que ele está com excesso de Na+, ou seja, recebeu soro fisiológico demais.
Será que o soro é mais que o plasma?
- Já o soro nada mais é que o Plasma sem os fatores de coagulação e fibrinogênio. No laboratório podemos utilizar do soro e do plasma, mas isso depende do tipo de exame que se deseja realizar e também do tubo utilizado na coleta.