Para que serve o soro antiofídico polivalente?
Índice
- Para que serve o soro antiofídico polivalente?
- Qual a diferença entre o soro usado por exemplo em caso de envenenamento por serpentes?
- Como aplicar soro antiofídico em humanos?
- O que são os soros antiveneno e como os mesmo devem ser administrados?
- É possível comprar soro antiofídico para humanos?
- O que é soro antiofídico e como ele age no organismo?
- O que contém no soro antiofídico?
- Como se aplica o soro antiofídico?
- Qual o tempo para tomar o soro antiofídico?
- Quais são as reações adversas do soro antiofídico?
- Como é feita a extração do soro?
- Como é feita a produção do soro?
- Quanto tempo dura o processo de preparação do soro?

Para que serve o soro antiofídico polivalente?
Soro Antiofídico Polivalente Liofilizado - Kit Frasco+Seringa com Diluente Para Animais de Pequeno e Grande Porte. Indicado no tratamento de acidentes causados por picadas de serpentes do gênero jararacas, jararacuçus, urutús e por picadas de cascavéis.
Qual a diferença entre o soro usado por exemplo em caso de envenenamento por serpentes?
O soro antiofídico é utilizado para neutralizar o veneno de serpentes e é fabricado por meio da hiperimunização de animais. O soro antiofídico é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente.
Como aplicar soro antiofídico em humanos?
No momento da aplicação é necessário diluir o conteúdo do frasco do produto liofilizado, com o diluente (50mL) da seringa acompanhante. Depois de reconstituído, o produto deve ser aplicado imediatamente. Recomenda-se em: Casos benignos: Aplicar 1 frasco pela via subcutânea do produto já reconstituído.
O que são os soros antiveneno e como os mesmo devem ser administrados?
Soroterapia antiveneno consiste na utilização de soro para neutralizar venenos inoculados após acidente por animal peçonhento. Dados epidemiológicos de 2010 do Hospital João XXIII revelaram que 20% dos atendimentos no Serviço de Toxicologia no hospital foram de- correntes de acidentes com animais peçonhentos.
É possível comprar soro antiofídico para humanos?
Não é possível comprar soro antiofídico porque quando você é tratado com ele, há uma chance significativa de sofrer um choque anafilático (uma reação alérgica fortíssima e fatal se não tratada bem rápido).
O que é soro antiofídico e como ele age no organismo?
O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. ... Passados 30 dias, o sistema imunológico do animal cria anticorpos que neutralizam a ação do veneno.
O que contém no soro antiofídico?
Soro antiofídico é um medicamento composto por anticorpos usado para tratar picadas de serpentes peçonhentas. É um produto biológico, obtido a partir do plasma hiperimunizados de animais, como cavalos ou ovelhas.
Como se aplica o soro antiofídico?
A via de administração do soro recomendada é a intravenosa (IV) e o soro, diluído ou não em solução fisiológica, deve ser infundido entre 20 e 60 minutos, lentamente. Na impossibilidade de utilizar essa via, o soro pode ser administrado por via subcutânea.
Qual o tempo para tomar o soro antiofídico?
Cunha esclareceu que quanto maior a demora na aplicação do soro antiofídico, mais efeitos do veneno e prejuízos à saúde irão acontecer. “Ou seja, em 10 horas de espera para receber a medição, uma série de danos vai ocorrendo nesse tempo.
Quais são as reações adversas do soro antiofídico?
- Assim como qualquer medicamento, o soro antiofídico pode desencadear reações adversas após a aplicação. É comum o relato de coceira e vermelhidão na pele, vômitos, tosse e crise de asma. Apesar de pouco frequente, pode ocorrer choque anafilático, a forma mais grave de reação de hipersensibilidade.
Como é feita a extração do soro?
- As cobras utilizadas para a extração do soro são doadas ao Instituto e mantidas em cativeiro. Para produzir o soro, o veneno é injetado em cavalos, em doses que não prejudicam o animal, mas fazem com que ele produza anticorpos, que combatem o veneno. Esses anticorpos são encontrados no seu sangue, que é extraído depois de algumas semanas.
Como é feita a produção do soro?
- A produção do soro é feita geralmente através da hiperimunização de cavalos. No caso do soro antiofídico, é extraído o veneno do animal peçonhento e inoculado em um cavalo para que seu organismo produza os anticorpos específicos para aquela toxina.
Quanto tempo dura o processo de preparação do soro?
- Este processo é repetido novamente até que os níveis de anticorpos sejam suficientes. Ao final do processo, após a preparação, o soro passa por testes químicos e biológicos até ser considerado apto para o uso humano. Este processo dura em torno de seis meses.