Como se obtém o soro e o plasma?

Como se obtém o soro e o plasma?
Na realização de exames de sangue, é necessário separar os elementos celulares do plasma. Por intermédio da centrifugação, é possível realizar essa separação e obter o soro. Durante esse processo, que é feito sem uso de anticoagulante, o fibrinogênio é consumido, formando um coágulo e separando a parte líquida (soro).
O que tem no soro do sangue?
Ele é composto, em sua maioria , por água (cerca de 92%). Além da água, estão presentes componentes orgânicos e inorgânicos e lipídeos. Dentre esses, as proteínas são os componentes mais importantes, representando uma mistura complexa de mais de 100 tipos diferentes.
Qual a diferença entre o soro e plasma?
A diferença entre soro e o plasma é que o soro é o plasma sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue, enquanto o plasma é preparado para coagulação do sangue, e com função no sistema imunológico.
Como separar o plasma do sangue?
Um modo simples de separar as células do sangue do plasma é através de centrifugação. "Soro" se refere ao plasma sanguíneo no qual os fatores de coagulação (como a fibrina) foram removidos naturalmente. O soro sanguíneo é obtido através da coagulação do sangue.
Por que o soro é usado como tratamento?
- Diferente das vacinas na função e na composição, o soro é usado como tratamento depois que a doença já se instalou ou após a contaminação com agente tóxico específico, como venenos ou toxinas. Tanto as vacinas como os soros são fabricados a partir de organismos vivos, por isso são chamados de imunobiológicos.
Quando são usados os soros?
- Os soros são usados em casos em que há necessidade de tratamento rápido, ou seja, quando não é possível esperar a produção de anticorpos pelo nosso corpo.
Como é produzido o soro no Brasil?
- Atualmente no Brasil, a maior parte do soro aqui produzido é elaborado pelo Instituto Butantã e distribuídos pelo Ministério da Saúde. Como exemplos podemos citar: Anticrotálico – soro utilizado para o tratamento no casos de picadas pela cobra cascavel.
Como é obtido o soro?
- O soro é obtido após a coleta, coagulação da amostra e posterior centrifugação, sendo que nenhum anticoagulante é utilizado. O objetivo é que haja a formação de coágulo , e nesse processo os fatores da coagulação, plaquetas e fibrinogênio são consumidos.