Qual a diferença entre o MRP IEO mrp2?

Qual a diferença entre o MRP IEO mrp2?
Enquanto o MRP I e MRP II são sistemas focados na produção, materiais e estoque, o ERP é um sistema muito mais abrangente, que faz a gestão de praticamente todas as áreas de uma empresa. Recursos humanos, financeiro, vendas, tributário, jurídico, terceirizados, transportes.
Qual é o conceito do MRP?
- O MRP (Material Requirement Planning) faz a gestão da necessidade de materiais dentro de um processo de fabricação. Este conceito nasceu na década de 60 e hoje é tratado como MRP I, ou seja, gestão da fabricação com base nos recursos de materiais necessários para atender ao plano de produção.
Será que o MRP está incluso no sistema de ERP?
- Você pode perceber, então, que o MRP I e II estão inclusos no sistema ERP. Mas, diferente do que pode parecer, o sistema de ERP surgiu antes do MRP. Como a ideia inicial do ERP não acompanhava a dinâmica de produção, o MRP surgiu para complementar esse sistema e integrar, por fim, todas as áreas, dados e informações.
Quais são os impactos do MRP II?
- A grande diferença é que o MRP II está voltado para os impactos futuros da produção sobre os setores de engenharia e de finanças. Aqui não é controlada apenas a falta de um material, mas todo o impacto de custos que um possível aumento de demanda futura pode trazer ao negócio.
Por que o MRP é indicado para pequenas empresas?
- O MRP, portanto, é indicado, inclusive, para as micro e pequenas empresas. O MRP II surgiu na década de 80, por uma necessidade natural. Afinal, a cadeia produtiva, o contato com o cliente e toda estratégia de administração e produção evoluíram consideravelmente neste intervalo.