adplus-dvertising

O que é concreto submerso?

Índice

O que é concreto submerso?

O que é concreto submerso?

Os concretos submersos são denominados assim, pois são aplicados na presença de água em locais como: estruturas submersas tanto em água salgada como em água doce, reparos de barragens, estruturas de contenções e fundações com presença de água.

Como é feita a concretagem submersa?

O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.

O que é estrutura submersa?

As construções submersas ou parcialmente submersas são de extrema importância para a construção civil. Como o próprio nome sugere, o concreto submerso é a solução para obras que precisam ser executadas parcial ou totalmente dentro de água salgada ou doce, como pontes, barragens ou outras estruturas.

Como fazer pilar dentro d'água?

A arte da fundação submersa

  1. Uma estrutura de metal é enterrada no leito do mar ou do rio. ...
  2. Depois que os operários alcançam a camada rochosa, o interior do tubo é preenchido com o concreto que irá formar o pilar.
  3. A estrutura de metal pode ser aproveitada no pilar.

Como funciona o processo de cura do concreto?

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

Como se faz um concreto?

Prepare a mistura seca misturando o cimento e a areia em uma proporção 1:2; Coloque a brita ou cascalho em uma proporção 1:3 em relação ao cimento e misture novamente; Faça um buraco no meio da mistura e acrescente água lentamente, mexendo sem parar até que o concreto fique com uma consistência uniforme.

Como funciona uma tremonha?

São utilizados tubos, chamados de tremonha (fig. 06), acoplados a um funil (fig. 07), para o lançamento do concreto. Dentro desse funil é colocado uma bola de borracha com o diâmetro do tubo tremonha, que funciona como um êmbolo de uma seringa, empurrando para fora o polímero devido à ação da força do concreto.

Qual tipo de fundação para solo com água?

“As técnicas mais modernas de fundações profundas permitem a escavação e concretagem submersas, não sendo necessário drenar o terreno”, revela Campos. As soluções mais adotadas pelo mercado têm sido as estacas hélice contínua monitoradas, estacas escavadas de grande diâmetro e estacas de aço.

Como fazer uma casa em um terreno alagado?

Bom, quando o terreno é muito alagado, primeiramente deve se aterrar e nivelar o terreno e depois fazer um radie na área que vai ser construída de forma que todos os pilares fiquem unidos como se fosse uma laje sobre o terreno.

Como é feita a compactação do concreto?

  • O processo deve ser feito durante e imediatamente após o lançamento do concreto. Essa compactação pode ser feita por meio de processos manuais ou mecânicos – veremos cada um deles detalhadamente mais adiante. De forma geral, esses processos provocam a saída do ar, facilitando o arranjo interno dos agregados.

Qual a espessura da camada de concreto?

  • A NBR 14931- 2004, da ABNT, estabelece que a espessura da camada de concreto a ser adensada com vibradores de imersão deve ser igual a 3/4 do comprimento da agulha, sempre considerando que o vibrador deve penetrar em torno de 10 cm na camada subjacente de concreto.

Qual a importância do vibrador de imersão para adensamento de concreto?

  • Vibrador de imersão para adensamento de concreto. Processo provoca a saída do ar, facilitando o arranjo interno dos agregados. Qual a importância de um adensamento de concreto bem feito? Para um adensamento de concreto ser bem realizado, deverá seguir os parâmetros considerados no processo de dosagem.

Como funcionam os vibradores de concreto?

  • Os vibradores de concreto podem ser internos ou externos, sendo mais utilizado o vibrador de imersão (método interno). Método interno: o vibrador de imersão é composto por uma fonte de energia, que pode ser um motor elétrico, pneumático ou de combustão interna, e por um eixo flexível, chamado de mangueira.

Postagens relacionadas: