adplus-dvertising

O que é contraste aplicado na veia?

Índice

O que é contraste aplicado na veia?

O que é contraste aplicado na veia?

Os contrastes são compostos desenvolvidos pela indústria farmacêutica para serem injetados na veia de pacientes antes de exames de imagem como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. Eles ajudam a diagnosticar doenças e lesões, ao tornar um órgão ou uma alteração mais visível.

Quais as reações adversas do contraste iodado?

Entre as manifestações clínicas evidenciam-se sensação de calor, gosto metálico na boca, reações vaso-vagais (sudorese, palidez cutânea, náusea, vômito e hipotensão com bradicardia), tontura, convulsão, reações cardiovasculares como arritmias e depressão miocárdica, hipervolemia, insuficiência renal, dor e desconforto ...

Quais são os meios de contraste?

  • Meios de contraste podem ser administrados pelo trato gastrointestinal (via oral ou retal), via intravenosa, via intra-arterial, pelo trato genitourinário (ex.: vagina, útero ou uretra), ou ainda, durante procedimentos cirúrgicos, quando se deseja estudar estruturas profundas como a via biliar (colangiografia).

Como usar o contraste para o diagnóstico?

  • Se o radiologista julgar necessário, então o composto poderá ser utilizado para aumentar as chances de um melhor diagnóstico. O radiologista pode recomendar o uso do contraste, mas isso depende da aprovação do paciente. Caso ele não deseje utilizá-lo, o exame será realizado normalmente, embora a qualidade das imagens possa ser comprometida.

Qual é o contraste na fotografia?

  • Na fotografia, contraste refere-se à diferença entre os tons de preto e branco. Isto também é referido como “contraste tonal”. Há também “contraste de cor”, que se refere à diferença entre as cores no espectro.

Por que o contraste é contra-indicado?

  • Em pacientes com função renal gravemente comprometida, a decisão de usar o contraste deve ser pesada contra o seu benefício, sendo, em algumas ocasiões, contra-indicado. Os pacientes em hemodiálise, por não dependerem da função dos rins nativos, não apresentam um risco específico para o seu uso.

Postagens relacionadas: