adplus-dvertising

Como ocorre o controle biológico da broca da cana-de-açúcar?

Índice

Como ocorre o controle biológico da broca da cana-de-açúcar?

Como ocorre o controle biológico da broca da cana-de-açúcar?

Uma das melhores formas para o controle da broca da cana-de-açúcar é o Controle Biológico. Neste caso, o agente biológico é uma vespa – Cotesia flavipes – que ataca a broca ainda na fase de lagarta. A vespa se alimenta das reservas (gordura) da broca, enfraquecendo-a e levando-a a morte.

Qual o agente de controle biológico empregado na Cana-de-açúcar contra as brocas Diatraea SPP?

saccharalis, destacam-se os parasitoides Cotesia flavipes e Trichogramma galloi, que têm sido utilizados com sucesso no controle da broca da cana-de-açúcar.

O que causa a Broca-da-cana?

O desenvolvimento da broca-da-cana é favorecido por altas temperaturas e grande quantidade de chuva, principalmente na primavera e no verão. O maior dano é no interior do colmo, onde o inseto se aloja para se alimentar dos tecidos da planta.

Como age a Cotesia flavipes?

Cotesia flavipes é uma vespa endoparasitóide introduzida no Brasil para controlar biologicamente o hospedeiro Diatraea saccharalis, conhecida como a broca da cana-de-açúcar. ... flavipes das três idades foram capazes de parasitar os 3 hospedeiros oferecidos para oviposição e também de gerar prole nos mesmos.

Como controlar broca da cana?

a broca da cana-de-açúcar pode ser controlada por meio de pulverização de triflumuron, lufenuron ou fipronil, direcionada para a região do palmito, quando houver 3% de canas com lagartas recém-eclodidas.

Qual a importância dos inimigos naturais e do controle biológico na cultura da cana-de-açúcar?

– na cana-de-açúcar, graças ao controle biológico, a broca-da-cana, Diatraea saccharalis, vem sido mantida sob controle. ... A broca-da-cana perfura os colmos da cana e cava galerias internas, por onde penetram fungos que causam a podridão vermelha, diminuindo a produção de sacarose.

Como se chama o parasitóide de ovos da broca-da-cana?

parasitóide de ovos: Trichogramma galloi evita o ataque da broca nos colmos. A forma adulta da vespa deve ser liberada em 25 pontos por hectare.

Quais são os métodos de controle de pragas?

As mais comuns são:

  • rotação de culturas;
  • aração do solo;
  • época de plantio e colheita;
  • destruição de restos de cultura;
  • cultura no limpo;
  • poda;
  • adubação e irrigação;
  • plantio direto e outros sistemas de cultivo.

Como acabar com a broca da cana?

A broca da cana-de-açúcar pode ser controlada por meio de:

  1. plantio de variedades resistentes ou tolerantes;
  2. corte de cana sem desponte;
  3. moagem rápida após o corte;
  4. eliminação de plantas hospedeiras próximas ao canavial (milho, milheto).

Como matar a Broca-da-cana?

Uma delas é o uso de um produto de contato e ingestão, indicado para combater pragas com grande potencial de destruição da cultura. Utilizar o inseticida no momento correto é fundamental. Um produto que controla a broca da cana nos mais variados estágios em que ela se encontra, ainda fora do colmo.

Quais são os métodos de controle da broca da cana-açúcar?

  • Mas existem diversos métodos de controle capazes de reduzir a população da broca da cana-de-açúcar de maneira efetiva dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP) . E, como em qualquer outra cultura, é essencial realizar o monitoramento.

Quanto tempo dura a broca da cana-de-açúcar?

  • Ali permanecem consumindo o conteúdo interno e formando galerias abertas. Além disso, o ciclo total da broca da cana-de-açúcar dura até 90 dias, por isso pode haver ocorrência de quatro a cinco gerações por ano na lavoura. Esta praga causa danos diretos e indiretos na cultura da cana.

Qual a importância da broca-da-cana?

  • A broca-da-cana é uma praga muito importante por causar prejuízos diretos e indiretos à cana.

Quem ataca a cana-de-açúcar?

  • Nesse artigo, será dado mais destaque as duas das mais importantes pragas que atacam a cana-de-açúcar: broca-da-cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) e cigarrinhas-das-raízes (Mahanarva fimbriolata). Para estes dois insetos o controle biológico apresenta-se como estratégia de controle viável, eficiente e a baixo custo.

Postagens relacionadas: