adplus-dvertising

Quais as etapas para iniciar os trabalhos de recuperação de uma área degradada?

Índice

Quais as etapas para iniciar os trabalhos de recuperação de uma área degradada?

Quais as etapas para iniciar os trabalhos de recuperação de uma área degradada?

7º - Para a recuperação de áreas degradadas mediante outras técnicas, associadas ou não ao plantio de mudas, deverá ser apresentado um projeto específico, contendo: a) avaliação da paisagem; b) avaliação do histórico de degradação da área; c) retirada dos fatores de degradação; d) avaliação dos processos de regeneração ...

Como fazer um plano de recuperação de áreas degradadas?

PRAD: como elaborar?

  1. Caracterização do imóvel rural.
  2. A Identificação do interessado.
  3. Identificação do responsável técnico pela elaboração do PRAD.
  4. Identificação do responsável técnico pela execução do PRAD.
  5. Origem da degradação.
  6. Caracterização regional e local.
  7. Objetivo geral.
  8. Objetivos específicos.

O que significa recuperação de áreas degradadas?

A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído.

Quem elabora um PRAD?

Destaca-se que o PRAD deverá ser elaborado e executado por profissional habilitado com a emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no conselho de classe.

O que é necessário para executar um projeto de recuperação de área degradada em meio urbano?

Para elaborar um plano de recuperação de área degradada (PRAD) é necessário, além de compreender os processos históricos de ocupação, principalmente em áreas urbanas, o diagnóstico se realiza a partir da identificação situacional da área com localização; caracterização física (clima, geologia, geomorfologia, pedologia ...

O que é um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas?

O Plano de Recuperação de Áreas DegradadasPRAD é solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente como também, após o empreendimento ser punido administrativamente por causar degradação ambiental.

Quais empreendimentos devem realizar plano de recuperação de área degradada?

1º. Os empreendimentos que se destinam à exploração de recursos minerais deverão, quando da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório do Impacto Ambiental - RIMA, submeter à aprovação do órgão ambiental competente, plano de recuperação de área degradada.

Como reflorestar uma área degradada?

Existem várias técnicas para a recuperação de áreas degradadas, as que mais se destacam são: o plantio em linhas, plantio alternado e, os sistemas agroflorestais. A técnica a ser empregada depende da seleção das espécies que pertencem ao bioma da área a ser recuperada.

Qual a finalidade do projeto de recuperação de áreas degradadas?

  • O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) tem como objetivo retomar a funcionalidade ambiental de um ecossistema destruído pela ação humana. Em geral, a degradação é causada pelas atividades de mineração, desmatamento e disposição de resíduos.

Qual a legislação para a recuperação de áreas degradadas?

  • No Brasil, a partir de 1989, segundo o decreto lei 97.632, todas as empresas de mineração são obrigadas a apresentar ao órgão ambiental um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), documento que recomenda a adoção de procedimentos para estabelecer ou restabelecer a cobertura vegetal nas áreas degradadas, prática conhecida como revegetação.

Qual a tecnologia de recuperação de áreas degradadas?

  • As pesquisas sobre recuperação de áreas degradadas são voltadas para a recuperação da funcionalidade ambiental com base na seleção e na introdução de leguminosas arbóreas e arbustivas capazes de crescer sob condições adversas. O êxito dessa tecnologia está na associação entre planta, rizóbios e fungos micorrízicos.

Qual é a área degradada?

  • Em linhas gerais, a legislação versa que “área degradada” é aquela que: “Sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica”.

Postagens relacionadas: