Qual a função do protocolo OSPF?
Índice
- Qual a função do protocolo OSPF?
- Quais as diferenças entre protocolos RIP OSPF BGP?
- Quais das opções são vantagens do protocolo de roteamento OSPF?
- O que é BGP OSPF e RIP?
- O que é o protocolo RIP?
- Como funcionam os protocolos BGP?
- Qual a definição do OSPF?
- Quais são os tipos de pacotes do OSPF?
- Qual o tipo de rede que o OSPF suporta?
- Como habilitar o OSPF no roteador?

Qual a função do protocolo OSPF?
O OSPF permite a divisão de uma rede em áreas e torna possível o roteamento dentro de cada área e através das áreas, usando os chamados roteadores de borda.
Quais as diferenças entre protocolos RIP OSPF BGP?
Protocolo - ospf possui protocolo IP, bgp possui protocolo TCP. Porta - o ospf tem a porta 89, o bgp tem a porta 179. type - Estado do link no ospf, vetor do caminho no bgp. Necessidade de recursos do dispositivo - Memória e CPU intensivas em ospf, Depende do tamanho da tabela de roteamento, mas é melhor que o ospf.
Quais das opções são vantagens do protocolo de roteamento OSPF?
OSPF apresenta algumas características atrativas, como:
- Não há limite na contagem de hops.
- O uso eficiente de VLSM é muito útil na alocação de endereços IP.
- OSPF usa multicast de IP para enviar atualizações de link-state. ...
- Apresenta melhor convergência que o RIP. ...
- Permite um melhor balanceamento de carga.
O que é BGP OSPF e RIP?
O RIP usa a porta 520 do UDP. ... O OSPF funciona diretamente na camada Internet com o protocolo IP, portanto ele não usa os protocolos TCP ou o UDP. O BGP é um protocolo usado em redes grandes, como a Internet – na verdade o BGP é o protocolo usado pelos roteadores da Internet.
O que é o protocolo RIP?
O RIP (Routing Information Protocol) foi um dos primeiros protocolos IGP e foi muito popularizado pela implementação da ferramenta routed, muito usada em sistemas UNIX 4BSD. Este protocolo é derivado de um protocolo da Xerox para redes locais.
Como funcionam os protocolos BGP?
O BGP é um protocolo de conversa e tem como função principal a troca de informações de roteamento. Assim, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas. O mesmo acontece quando alguma rota se altera.
Qual a definição do OSPF?
- O OSPF permite uma definição lógica de redes em que os roteadores podem ser divididos em áreas. Isso limita a explosão de atualizações link-state por toda a rede. Isso também fornece um mecanismo para agregação de rotas e corte da propagação desnecessária de informações de sub-rede.
Quais são os tipos de pacotes do OSPF?
- Há cinco tipos distintos de pacotes OSPF e cada um dos cinco tipos iniciam com um cabeçalho padrão de 24 bytes, são eles: Pacote de aviso. (Hello packet) Todo pacote OSPF inicia com um cabeçalho de 24 bytes. Esse cabeçalho contem todas as informações necessárias para determinar se o pacote deve ser aceito para futuras operações.
Qual o tipo de rede que o OSPF suporta?
- Os outros tipos de rede que o OSPF suporta são Ponto a Multiponto, Broadcast e Non-Broadcast. Para verificar o tipo de rede de uma interface que executa o OSPF, emita o comando show ip ospf interface. Os exemplos explicados neste documento trabalham com o HDLC e os encapsulamentos PPP.
Como habilitar o OSPF no roteador?
- A habilitação do OSPF no roteador envolve as duas etapas a seguir no modo de configuração: 1 Habilitando um processo OSPF usando o comando router ospf . 2 Atribuindo áreas às interfaces utilizando o comando network . More ...