O que é o protocolo de IATF?
Índice
- O que é o protocolo de IATF?
- Como fazer protocolo em novilhas?
- Quem pode realizar IATF?
- Qual o valor de uma inseminação artificial em vacas?
- Qual a vantagem da inseminação artificial?
- Será que a inseminação artificial em tempo fixo serve para a propriedade?
- Como é feito o segundo protocolo de gestação?

O que é o protocolo de IATF?
A IATF tem como objetivo sincronizar a ovulação das fêmeas bovinas, por meio de uma sequência de tratamentos hormonais, conhecida como protocolo de sincronização. Ao final do protocolo, as inseminações são realizadas em horário prede- terminado, ou seja, em tempo fixo. Aumento da eficiência reprodutiva.
Como fazer protocolo em novilhas?
O protocolo inicia-se com aplicação intramuscular de 2 mg de Benzoato de Estradiol (equivalente a 2 mL das formulações comerciais). Após limpeza cuidadosa da vulva com papel toalha, introduzir o aplicador do CIDR até o fundo da vagina, apertar o embôlo e retirar o aplicador.
Quem pode realizar IATF?
A IATF em bovinos pode ser usada em rebanhos que estejam com o manejo nutricional, sanitário e reprodutivo adequados. As fêmeas precisam estar em boa condição corporal (score elevado) e acima de 45 de após o parto.
Qual o valor de uma inseminação artificial em vacas?
“A inseminação custa, em média, R$ 60. É uma biotecnologia muito viável que garante retorno do investimento em um ano e meio em torno de 150% ”, ressaltou.
Qual a vantagem da inseminação artificial?
- A inseminação artificial (IA) - seja com observação de cio ou em tempo fixo (IATF) - traz inúmeras vantagens como: melhor controle zootécnico; permite realizar diferentes cruzamentos; favorece a seleção e o melhoramento genético; permite a escolha da data do parto; facilita a organização dos manejos; possibilita melhor retorno financeiro.
Será que a inseminação artificial em tempo fixo serve para a propriedade?
- Artigo: A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) serve ou não para a minha propriedade? Muito se fala, atualmente, sobre as vantagens e desvantagens do uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Mas será que devo adotar essa tecnologia na minha propriedade?
Como é feito o segundo protocolo de gestação?
- Durante o segundo protocolo, é feito o diagnóstico de gestação com auxilio de ultrassonografia e os animais que estiverem prenhes não continuam o protocolo, mas os animais diagnosticados como vazios finalizam o protocolo e recebem a segunda IATF.