Quais são os objetivos do Projeto SPED?

Quais são os objetivos do Projeto SPED?
O Sped tem como objetivos, entre outros: Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.
Quais são os projetos do SPED?
Os 12 módulos do projeto Sped
- a Escrituração Contábil Digital (ECD);
- a Escrituração Contábil Fiscal (ECF);
- a a Escrituração Fiscal Digital das Contribuições (EFD Contribuições);
- a a Escrituração Fiscal Digital ICMS IPI (EFD ICMS IPI);
São benefícios proporcionados pelo SPED?
Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes; Redução do "Custo Brasil"; Aperfeiçoamento do combate à sonegação; Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel.
Quais foram os primeiros projetos do SPED?
A Nota Fiscal Eletronica (NF-e), a Contabilidade Digital (ECD) e a Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS e IPI) foram os projetos pioneiros.
Quais são os objetivos do SPED?
- No site do SPED, podemos encontrar os principais objetivos e premissas do projeto. Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores
Como foi implementado o SPED?
- Após 10 anos de desenvolvimento e de vários adiamentos (provocado por mudanças econômicas e políticas), em 2007 o SPED foi implementado com a entrada em operação da NF-e em todo território nacional como parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC ) e sendo regulamentada a partir do decreto nº 6.022 de 07.
Qual a vantagem do SPED?
- Através do SPED há uma redução substancial nos custos com impressões, armazenamento de papel e confecção de Notas Fiscais de bloco com várias vias. Outra vantagem trazida pelo SPED é que, em razão dele, a Receita Federal tem eliminado declarações outrora exigidas, como por exemplo a DACON e DIPJ.
Quais são as declarações do SPED?
- Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.