adplus-dvertising

Quando surgiu o proletariado?

Índice

Quando surgiu o proletariado?

Quando surgiu o proletariado?

Historicamente, o proletariado surge com o capitalismo industrial (na Europa, entre os séculos XIV e XIX), quando todas as relações sociais entre os indivíduos passaram a ser mediatizadas pelo mercado, que substituiu os laços comunitários que caracterizavam as sociedades anteriores.

Como era a vida do proletariado na revolução industrial?

Com a renda baixa, ele não tinham como pagar por habitações dignas, e acabavam morando em guetos, em predios velhos, em quartos minusculos se amontoavam dezenas de pessoas. As doenças eram comuns (e não havia médico ou hospital públicos), e muitos morriam de doenças trazidas pela falta de saneamento básico.

Quem é o proletariado?

  • Noutros termos, o proletariado é um empregado do burguês, quem, enquanto empregador, lhe paga um salário pelo seu trabalho. Karl Marx foi quem criou a noção de proletariado para opor a classe operária à classe burguesa.

Qual a origem do proletariado na Idade Média?

  • Para além da origem do termo no Império Romano Antigo, nós podemos encontrar a origem do proletariado ainda na Idade Média entre as pessoas pobres e exploradas pelo sistema da época. No período feudal, os nobres eram aqueles que tinham terras, eles eram os senhores feudais, donos de feudos na Europa.

Quem é o proletariado no sistema capitalista?

  • No sistema capitalista, o proletariado é a classe social mais baixa. Estes trabalhadores não dispõem de meios de produção, pelo que se vêem forçados a vender a sua força de trabalho à burguesia. Noutros termos, o proletariado é um empregado do burguês, quem, enquanto empregador, lhe paga um salário pelo seu trabalho.

Quem são os proletários e os burgueses?

  • Lá, os proletários eram os cidadãos da classe social mais baixa e não tinham nenhuma propriedade. O Estado só considerava essas pessoas para criar descendentes (filhos), os quais passavam a fazer parte dos exércitos do império. Para o marxismo, proletários e burgueses têm interesses antagónicos (opostos).

Postagens relacionadas: