O que é o prontuário e qual sua importância?
Índice
- O que é o prontuário e qual sua importância?
- O que consta no Prontuario médico?
- Qual a importância do prontuário em ordem cronológica?
- Quem pode mexer no prontuário do paciente?
- Quem pode solicitar prontuário médico?
- Qual a legalidade do prontuário médico?
- Qual o objetivo do prontuário médico do paciente?
- Quais são os itens obrigatórios para prontuário médico?
- Quais dados devem ser registrados no prontuário médico?

O que é o prontuário e qual sua importância?
O prontuário é um suporte essencial para a prestação de cuidados de saúde, sendo protegido pelo sigilo médico. Quando preenchido de maneira completa e correta, esse documento simplifica a identificação de doenças, riscos no tratamento e a escolha da abordagem mais adequada a cada paciente.
O que consta no Prontuario médico?
O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...
Qual a importância do prontuário em ordem cronológica?
Toda consulta médica deve ser registrada. Esses registros devem ser feitos em ordem cronológica, independentemente do local onde ocorreu o atendimento, o que garantirá que o médico tenha acesso a evolução do quadro médico do paciente.
Quem pode mexer no prontuário do paciente?
O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina conclui, considerando que, os Técnicos de Enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro, devem ter acesso ao Prontuário do paciente, sendo este eletrônico ou não.
Quem pode solicitar prontuário médico?
O próprio paciente, ou seu representante legal, tem o direito de solicitar e obter cópia integral de seu prontuário. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Qual a legalidade do prontuário médico?
- A legalidade do prontuário médico do paciente. Embora fique arquivado sob a guarda de instituições de saúde, o prontuário médico reúne dados que pertencem ao paciente. Por isso, suas informações só podem ser divulgadas, repassadas ou compartilhadas se houver autorização expressa dele, seu responsável ou por dever legal.
Qual o objetivo do prontuário médico do paciente?
- Qual o objetivo do prontuário médico do paciente? O principal objetivo do prontuário é servir como base para a comunicação entre profissionais de saúde, integrando e garantindo a continuidade do tratamento. As informações também dão maior segurança ao paciente, que tem o direito de ser esclarecido sobre o documento.
Quais são os itens obrigatórios para prontuário médico?
- Já a Resolução CFM mostra os itens obrigatórios para qualquer tipo de prontuário médico. Falarei mais deles nos tópicos a seguir.
Quais dados devem ser registrados no prontuário médico?
- Entenda quais dados do paciente devem ser registrados no prontuário médico. De acordo com a Resolução CFM , que define o prontuário médico e torna obrigatória a criação de Comissões de Revisão de Prontuários, o documento deve conter alguns itens obrigatórios.