O que é um período de subordinação?
Índice
- O que é um período de subordinação?
- O que é o processo de coordenação?
- O que é um período composto por subordinação exemplos?
- O que é subordinação ou coordenação?
- O que é período composto por coordenação exemplos?
- Como identificar oração principal é subordinada?
- Qual a origem da subordinação?
- Qual a natureza jurídica da subordinação?
- Qual o fundamento da subordinação?
- Como nasceu a teoria da subordinação?

O que é um período de subordinação?
O período composto por subordinação é aquele formado por uma oração principal, que sustenta os dados centrais do período, e outra (ou outras) subordinada(s), que complementam a carga informativa do enunciado, exercendo alguma função sintática em relação à principal.
O que é o processo de coordenação?
O período de coordenação é composto por orações que são autônomas, independentes entre si, mas que juntas complementam o sentido da frase. Exemplo: Eu dormi e sonhei com você. Observe que ambas as orações são independentes, isto é, fazem sentido se fossem separadas. ... As duas orações não podem ser separadas.
O que é um período composto por subordinação exemplos?
O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada. Exemplos: Quero/ que ele volte!
O que é subordinação ou coordenação?
Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.
O que é período composto por coordenação exemplos?
Período Composto por Coordenação é aquele cujas orações não dependem sintaticamente umas das outras porque são independentes. Gritou com o irmão/ e correu para o quarto. Descansei,/ fui à praia/ e visitei lugares maravilhosos.
Como identificar oração principal é subordinada?
A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.
Qual a origem da subordinação?
- A subordinação, com origem no latim subordinatĭo, é a sujeição ao comando, ao domínio ou às ordens de alguém.A subordinação, por conseguinte, implica uma dominação, podendo ser formal ou simbólica. Por hábito, o subordinado acata as ordens por haver uma relação hierárquica embora a subordinação também se possa aplicar pela força.
Qual a natureza jurídica da subordinação?
- Então, compreendido o conceito de subordinação, na sua acepção clássica, a doutrina juslaboralista passa a debater a natureza jurídica do critério da subordinação, surgindo algumas teorias:
Qual o fundamento da subordinação?
- “A subordinação é apresentada como relação de dependência necessária e pessoal do trabalhador na execução do contrato, desprezando-se, assim, que o fundamento da subordinação se dá pela noção de propriedade, pois somente o proprietário gozará do poder de direção.
Como nasceu a teoria da subordinação?
- Para Amauri Mascaro Nascimento (2010, p. 209) a “teoria da subordinação nasceu do direito italiano clássico, com a contribuição doutrinária de Ludovico Barassi, para distinguir o trabalho do operário da indústria europeia da locação de serviços das teorias civilistas da época”.