Quais são as teorias da emulsificação?

Quais são as teorias da emulsificação?
Entre as teorias mais prevalentes para explicar como os agentes emulsivos promovem a emulsificação estão as da tensão superficial, da cunha orientada e do filme interfacial (SANTOS, 2011). A tensão interfacial está relacionada ao contato de um liquido com outro líquido no qual é insolúvel e imiscível.
O que é um emulsificador?
Significado de Emulsificador substantivo masculino [Física e Química] Substância utilizada para estabilizar uma emulsão.
Quais são os produtos emulsificantes?
- Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes. Atkins, P. W.; Jones, Loretta .
Qual é o processo de emulsificar gorduras?
- Emulsificação é o processo no qual você mistura dois líquidos que normalmente não se misturam bem. Emulsificar gorduras permite que você misture-as com substâncias à base d'água, o que tem papel importante na hora de cozinhar e na digestão.
Quais são os exemplos de emulsões?
- Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes. Referencias.
Como adicionar um emulsionante?
- Mas só adicionar um emulsionante não é suficiente, pois a estabilidade depende também de outros três fenômenos: cremação ou sedimentação, floculação e quebra de emulsão em função da coalescência das gotículas dispersas. A sedimentação ou cremação está relacionada com a diferença de densidade entre as duas fases.